Lideranças classistas encabeçam busca de recursos privados para base de aeronave do Samu Regional
postado em 06/04/2018 as 17:38

Em reunião na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu, na manhã desta sexta-feira (06), lideranças classistas, empresários e prefeitos da região deram o pontapé inicial na disponibilização de recursos para a construção e adequação da base da aeronave do Samu Regional.

O projeto, orçado em R$300 mil, refere-se à base para pouso do helicóptero, hangar para armazenamento, manutenção e preparação do helicóptero do Samu, além de unidade administrativa. A sede operacional do Samu Regional será instalada no prédio do Corpo de Bombeiros em Uberaba, na Univerdecidade.

“Essa aeronave beneficiará todo o Triângulo Sul. Esse projeto tem importância macro e nós da Aciu, juntamente com o Sindicato Rural, marcamos este encontro para dar o pontapé na mobilização dos recursos, a fim de iniciar a construção dessa base do helicóptero. Trata-se de uma aeronave de R$14 milhões de reais e que tem uma importância indiscutível para a saúde da nossa população. A Aciu dará sua contribuição, assim como irá atrás do empresariado para colaborar também no projeto. Um investimento de cerca de R$15 milhões não pode ficar travado por uma obra de 300 mil”, destacou José Peixoto, presidente da Aciu.

O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Sul - Cistrisul e prefeito de Conceição das Alagoas, Celson Pires, ressaltou o prazo curto para a execução da obra, uma vez que a vinda do helicóptero está prevista para os próximos dois meses. “Nós estamos correndo contra o tempo e precisamos da ajuda da iniciativa privada para concretizar o projeto, uma vez que não há tempo hábil para que a construção dessa base seja via prefeituras ou outros órgãos públicos”.

O prefeito Paulo Piau esteve presente no encontro e salientou que a prefeitura tem acompanhado a demanda de perto e que já disponibilizou a área onde será feita a construção da base. Durante o encontro foram montadas duas comissões, uma para execução da obra, formada por engenheiros e uma construtora da cidade, e outra para arrecadação de recursos, encabeçada pela Aciu e Sindicato Rural, e integrada também pela ABCZ, CDL e representante da Siamig.

“Assim como a Aciu, o Sindicato Rural também entrará com sua contribuição financeira, mas acima de tudo, vamos atuar expressivamente na busca de recursos. Vamos atrás dos produtores rurais e do setor produtivo para que possamos levantar todo a verba necessária e executar a obra no menor tempo possível. A aeronave beneficiará mais de 70 cidades do Triângulo e do Alto Paranaíba”, disse Romeu Borges de Araújo Júnior, presidente do G9 e do Sindicato Rural de Uberaba.

Durante o encontro também esteve presente o presidente da Amvale e prefeito de Pirajuba, Rui Ramos, o superintendente regional da saúde, Ivan José da Silva, o presidente da CDL, Fúlvio Ferreira, o presidente da ABCZ, Arnaldo Machado Borges,  o presidente da Certrim (Cooperativa dos Empresários Rurais do Triângulo Mineiro), Luiz Henrique Borges, o presidente do IEATM , Gilberto Machado Barata de Oliveira, o comandante do 8º BBM, tenente-coronel Anderson Passos, o comandante da base do helicóptero do Samu Regional, capitão Nelson Santana, a presidente do Conselho Comunitário de Segurança Rural, Patrícia Cristina Lemos, representantes da Usina Delta e empresários.

Assessoria de Imprensa - Aciu

06/04/2018