Saiba o funcionamento do comércio e outros órgãos neste feriadão
postado em 11/10/2017 as 16:59

Com o feriado desta quinta-feira, dia de Nossa Senhora da Aparecida, 12 de outubro,  o horário de funcionamento do comércio, das repartições públicas e supermercados serão alterados. De acordo com informações do presidente do Sindicomércio, Marcelo Árabe, diferente do feriado anterior, neste ficou acordado que os shoppings da cidade irão funcionar, das 13h às 20h. Já o comércio de rua estará fechado no feriado. Entretanto, por conta do Dia das Crianças, algumas lojas de público infantil devem funcionar para atender clientes de última hora. Nestes casos, quando não é permitido o funcionamento, Marcelo explica que normalmente são os proprietários que trabalham.

Para os supermercados foi decretado ponto facultativo. Ou seja, eles podem funcionar em horário normal, até 21h ou 22h, ou em horário de domingo até 12h ou 13h. Quanto às repartições públicas municipais, incluindo as autarquias e fundações, além de fecharem no feriado, terão ponto facultativo na sexta-feira (13), retornado ao atendimento normal na segunda-feira (16).

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - ACIU estará fechada na quinta-feira (12), mas retorna seu atendimento ao público e associados na sexta-feira (13), às 8h. O Mercado Municipal terá funcionamento até meio-dia na quinta-feira e horário normal, das 7h às 18h, na sexta-feira. As feiras livres que acontecem na quinta-feira serão realizadas normalmente durante o feriado e a Ceasa funcionará normalmente. O Terminal Rodoviário e Cemitérios “São João Batista” e “Nossa Senhora da Medalha Milagrosa” também estarão abertos.

O Memorial Chico Xavier abre normalmente na quinta e sexta, das 13h às 18h, enquanto o Museu de Arte Sacra e o de Arte Decorativa – MADA não abrem. Os dois Museus só voltam a abrir na terça-feira (17). Já a Mata do Ipê terão funcionamento normal, das 07h às 17h, e o Parque Jacarandá – Zoológico, das 10h às 17h, sábados, domingos, feriados e pontos facultativos.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPA do São Benedito e do Mirante e o Plantão de Ambulâncias, funcionam 24h ininterruptamente durante feriados, assim como o Samu.  As Unidades Básicas, Matriciais e Regionais de Saúde, bem como as farmácias básicas e a Farmácia Solidária estarão fechadas na quinta-feira e sexta-feira, retornando o atendimento normal na segunda.

Judiciário:

Não haverá funcionamento nas repartições do Judiciário de Uberaba nesta quinta-feira (12). Durante o recesso, permanecem apenas o funcionamento em regime de plantão para atender ao processamento e à apreciação das medidas urgentes e a outras necessidades relativas a serviços inadiáveis.

A sexta-feira (13) será de trabalho e atendimento normal no Ministério Público Federal, na Justiça Federal (TRF 1ª Região) e na Justiça do Trabalho (TRT 3ª Região). O Ministério Público Minas Gerais, Fórum Melo Viana (TJMG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Defensoria Pública do Estado também não aderiram ao recesso prolongado.

Nas duas Centrais de Atendimento ao Eleitor (TRE-MG), que fica na rua Lauro Borges, nº 97, Estados Unidos, o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores de Uberaba também será paralisado somente no dia de Nossa Senhora Aparecida, mas o expediente e o atendimento voltam ao normal na sexta-feira, em virtude do prazo apertado para o fim do serviço de atualização dos dados e dos títulos de eleitor. Aliás, o chefe de Cartório da 347ª Zona Eleitoral, Alexandre Barbosa Petermann, alerta que a agenda está aberta e este é um bom momento para os eleitores que quiserem aproveitar o período para fazer a biometria.

Nas instâncias superiores, como no Supremo Tribunal Federal (STF), no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Tribunal Superior do Trabalho (TST), somente não haverá expediente na quinta-feira. O funcionamento também será no mesmo na sede administrativa da 14ª Subseção da OAB Uberaba e as Salas dos Advogados nos tribunais.

No dia em que tiver recesso, haverá a suspensão dos prazos processuais de qualquer natureza, das audiências e das sessões de julgamento. Os prazos ficam prorrogados para o primeiro dia útil subsequente para os atos processuais que vencerem no recesso.

Fonte: Sindicomércio e Comunicação PMU

ACIU 2017 - Todos os direitos reservados.