Uberaba conquista Guinness World Records com a maior escultura de chocolate do mundo
postado em 01/04/2018 as 14:29

 

Iniciativa é da Casa do Chocolate e a construção de 10.488 quilos foi certificada neste domingo, no Praça Uberaba Shopping

A maior escultura de chocolate do mundo fica em Uberaba, de acordo com o Guinness World Records. A certificação da construção realizada pela Casa do Chocolate, durante a Expocolate, aconteceu neste domingo (1º), às 5h35, no Praça Uberaba Shopping. Com 10.488 quilos, a conquista superou o antigo recorde, uma edificação de 10.187 quilos do produto feita na China em setembro de 2015. “Este é um momento maravilhoso.

É uma emoção muito grande porque nós temos consciência de que é um título mundial. Não é fácil, dependemos de um trabalho em equipe e utilizamos um produto frágil. Somos campeões”, comemora o empresário João dos Reis, proprietário da Casa do Chocolate.

A escultura foi finalizada com 15 m2, divididos em dois cômodos, e com 2,40m de altura. Cerca de 25 pessoas estavam envolvidas no trabalho, que demorou 180h para ser concluído. A coordenação foi do chef chocolatier Alexandre Bispo, profissional de Recife-PE que há 30 anos trabalha neste ramo. A certificação foi realizada pela gestora sênior de recordes Raquel Assis. “Foi verificado que somente o chocolate foi utilizado, com a técnica do derretimento do próprio chocolate para a junção das barras. Então, sim, agora está no Guinness World Records”, anunciou. Para a realização do trabalho, Assis contou com o apoio de testemunhas especializadas: um técnico em eletrônica que atestou se a balança estava calibrada (o peso da balança, de 343 quilos, foi descontado para a certificação do recorde); um engenheiro civil para medir a área da casa; e uma técnica em vigilância sanitária para comprovar que o chocolate estava impróprio para o consumo e não houve desperdício de alimento.

Os cômodos da casa foram ocupados por esculturas em tamanho real de Chico Xavier, que está sentado em sua escrivaninha, e também da apresentadora Ana Maria Braga e Louro José que estão na cozinha. “Chico Xavier é um ícone de Uberaba e do Brasil e a escultura tem emocionado muitos visitantes que circulam por aqui”, comenta João dos Reis. Todas as peças serão envernizadas e mantidas em refrigeração adequada para compor posteriormente o Museu do Chocolate, que ficará instalado no interior da loja Casa do Chocolate do Praça Uberaba Shopping. O espaço ficará aberto para visitação durante todo o ano.

O Guinness foi conquistado durante a Expocolate, feira do segmento que acontece até hoje (1º), das 12h às 20h. A segunda edição do evento reúne mais de 100 expositores e confeiteiras e oferece ainda uma programação gratuita para as famílias.

Livro dos Recordes – O Guinness World Records é uma edição publicada anualmente e que contém uma coleção de 40 mil recordes e superlativos reconhecidos internacionalmente. A publicação existe desde 1955 e é um dos livros mais vendidos no mundo. No ano passado, a Casa do Chocolate de Uberaba também entrou para o livro dos recordes com o maior coelho feito de chocolate no mundo, com 4.245 quilos e 4,52 metros de altura.

 

Juliana Fidelis e Edna Costa 

Assessoria de Imprensa - Expocolate

Fonte: Assessoria de Imprensa - Expocolate
ACIU - UBERABA
Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 Centro
Uberaba/MG

ENTRE EM CONTATO
(34) 3331-5500
contato@aciu.com.br
ACIU 2018 - Todos os direitos reservados.
By UNK.