Aciu entrega homenagem à polícia civil durante reunião da diretoria
29/05/2019

Na última segunda-feira, dia 27, a diretoria pela da Aciu se reuniu para a segunda assembléia de maio, na sede da instituição. No encontro, o presidente da Aciu, José Peixoto, juntamente com sua diretoria, entregaram ao delegado de polícia civil, da área de crimes contra o patrimônio, Dr. João Francisco Oliveira, um diploma de Colaborador Benemérito. A homenagem foi entregue em nome do delegado Rodolfo Rosa Domingos e de todos os policiais civis que trabalharam nas operações de investigação e captura de envolvido no latrocínio do pecuarista colombiano, José Guillermo Hernández Aponte.

“Toda a diretoria da Aciu ficou estarrecida com o crime que aconteceu durante a Expozebu 2019. Mesmo com todo o aparato de segurança despendido para a realização da Feira, fomos acometidos com essa fatalidade. Mesmo não podendo trazer uma vida de volta, esta homenagem que prestamos à Polícia Civil é devido ao trabalho pós-crime que foi realizado, dando uma resposta rápida à sociedade, na elucidação do ocorrido e captura de um dos envolvidos”, destacou Peixoto.

A reunião contou ainda com a presença do deputado estadual, Heli Andrade "Grilo" e do presidente da Câmara de Vereadores, Ismar Marão, ambos policiais civis. Grilo destacou a satisfação de integrar a Polícia Civil por tantos anos e que fica muito feliz de ver a corporação recebendo a homenagem. Na oportunidade o deputado aproveitou para prestar contas de seus 100 primeiros dias de mandato. Considerou como sua principal conquista o fato de ter conseguido sensibilizar o governador Romeu Zema sobre a necessidade de reforçar o quadro de pessoal da Polícia Civil mineira.

Grilo também falou sobre ter levado ao governador Romeu Zema a proposta de instituir a oitiva de presos por videoconferência, substituindo a condução pessoal à presença de autoridade policial muitas vezes em outro município. Essa proposta já consta do projeto anticrime do ministro Sérgio Moro, mas enquanto não for aprovado não pode ser aplicado no país. Cálculos do deputado Heli Grilo apontam para economia da ordem de R$12 milhões por ano pelo Estado, ao evitar deslocamentos rodoviários para condução de presos, além de poupar a saúde e a integridade física de policiais.

Ainda na reunião o deputado mencionou a importância da desburocratização do país. Segundo o delegado Heli Grilo, há meses a Usina Delta espera autorização do governo de Minas para iniciar as obras de pavimentação dos 12 quilômetros que faltam para a conclusão da rodovia Uberaba e Conceição das Alagoas. O serviço será bancado pela iniciativa privada, através de Parceria Público Privada. Mas a burocracia está emperrando a formalização da PPP.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ismar Marão, pontuou sua satisfação em presenciar a homenagem entregue à PC, corporação da qual também sente muito orgulho de fazer parte. “Muitas pessoas classificariam como demagogia, mas é a pura verdade. Este tipo de reconhecimento é, muitas vezes, mais valioso do que nosso salário. Poder responder com rapidez à sociedade, que é nosso dever, é muito gratificante”, externou.

A reunião contou ainda com a  presença da gerente da Caixa Econômica Federal em Uberaba, Nabyane Carvalho, que apresentou aos diretores o novo posicionamento da empresa e alguns serviços, se colocando à disposição de diretores e interessados.

Fonte: Marcela Pires - Assessora de Imprensa Aciu