Consultoria empresarial auxilia na transformação de negócios e na obtenção de mais resultados
20/08/2019

Durante a reunião da diretoria plena realizada na última segunda-feira, dia 19, na sede da Aciu, o diretor e consultor empresarial, José Maria do Monte Carmelo, apresentou sua empresa, a JCarmelo. "Uma consultoria empresarial é vista por muitos como mais um custo para a empresa, mas essa prestação de serviço tem ganhado cada vez mais força no mercado e auxiliado empresas, que até então se sentiam em dificuldades, a ver seus números e processos revistos e seu negócio voltando a dar lucros", destaca.



O profissional diz que cuidar de uma empresa não é tarefa fácil e que isso não é novidade para ninguém, nem para os mais leigos. "Na era da transformação digital, onde muitas empresas, que mesmo estando há anos no mercado, têm encontrado dificuldade para se reinventar, contratar uma consultoria empresarial especializada pode ser uma decisão acertada, evitando maiores prejuízos”.



De acordo com o consultor, especialista na área há mais de 30 anos, a desconfiança do empresário diante de uma consultoria empresarial é bastante comum. “Não é fácil entender a necessidade de mudança. Além disso, ter um profissional apresentando a realidade da sua empresa e lhe dizendo onde é preciso mudar ou cortar, não é uma situação confortável, mas à medida que os processos são revistos e a empresa volta a dar lucros, o trabalho proposto é visto com outros olhos”, explica.



“Tarefas simples de controle podem diferenciar uma empresa bem gerenciada de outra”, pontua José Maria. O especialista destaca que embora as empresas tenham tamanhos e segmentos diferentes, todas objetivam lucro, têm números e fluxos documentais. “Em um comércio de médio porte, por exemplo, o trabalho é pautado numa visão geral do negócio, na implantação de controles financeiros, de uma análise para redução dos estoques, cálculo de margem dos itens vendidos, e por fim, de uma análise  financeira com foco na redução de despesas”, diz.



Ainda de acordo com Carmelo, o objetivo principal da consultoria é, sem dúvida, produzir lucro para a empresa assessorada, por meio da redução e postergação de desembolsos, na melhoria de processos e de tomada de decisões, tudo baseado em números e análise de fatos.  “Ao final do trabalho o empresário terá a exata noção de quanto as alterações implementadas vão deixar de ganhos a ele”, afirma.



José Maria do Monte Carmelo é contador, administrador, tem pós-graduação na FGV e na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, em Finanças e Corporações. Ministrou aulas em cursos de graduação e pós-graduação em contabilidade, finanças e análises de projetos. Já atuou como auditor independente e consultor financeiro de grandes empresas, além de gerente administrativo e financeiro de uma multinacional por mais de duas décadas. Para conhecer mais sobre a consultoria empresarial oferecida pelo profissional, basta entrar em contato pelo e-mail josecarmelo@jcarmelo.com.br e pelo telefone 9.9978-6499. 



POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.