Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas foi tema de palestra na ACIU
postado em 14/06/2012 as 13:47

A ACIU, através do presidente Manoel Rodrigues Neto, sediou, nesta terça-feira, dia 12 de junho, evento que marcou uma série de palestras que a Federaminas está promovendo para divulgar o programa de ação internacional da entidade, especialmente a nova missão empresarial à Canton Fair 2012, cuja segunda edição ocorrerá em outubro na China.

A palestra “Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas” foi proferida pelo consultor Claudio Meirelles, diretor-executivo do Grupo Baumann, que presta suporte técnico à Federaminas nas missões ao país asiático.

Em sua palestra, Claudio Meirelles afirmou que, em decorrência da globalização, micro e pequenas empresas de várias partes do País já negociam com empresas chinesas. Para que o processo de internacionalização se alargue ainda mais, apontou a conveniência de os empresários disporem de informação suficiente sobre o processo de comércio com o exterior, o qual envolve estratégias como formação de redes de negócios entre empresas, entidades e governo, entre outras.

Meirelles disse ainda que a internacionalização, além de exportar ou comprar o produto final, possibilita à empresa importar matéria-prima e tecnologias para reduzir o custo ou aprimorar a produção, aumentando, assim, a sua competitividade.

O objetivo dessa palestra, segundo Manoel, foi aumentar o acesso dos empresários ao mercado externo e desenvolver estratégias e ações que contribuam para a participação continuada das MPEs no mercado internacional, além de apresentar como funciona o mercado internacional, que pode tornar as pequenas e micro empresas mineiras mais competitivas e rentáveis. “É uma excelente oportunidade de conquistar clientes em mercados externos e importar produtos/serviços com alto valor agregado.
As empresas também podem fechar parcerias com outros negócios no exterior para fornecer produtos e comprar tecnologia”, disse Manoel.

Ao final do evento, o presidente do Conselho Consultivo da ACIU, Karim Abud Mauad, fez um balanço da sua primeira visita à China, em março deste ano, e disse aos presentes que vale a pena conhecer o país comunista, pois se trata de uma lição em planejamento em se tratando de negócio.

Fonte: ACIU

ACIU 2019 - Todos os direitos reservados.