Presidente da ACIU visita a Planta de Amônia da Vale Fertilizantes
postado em 18/06/2012 as 18:08

O presidente da ACIU, Manoel Rodrigues Neto, participou na última sexta-feira (15) da visita à Planta de Amônia, no complexo industrial da Vale Fertilizantes, no município de Uberaba. A Comitiva teve autoridades políticas, dirigentes empresariais e representantes da mídia impressa e eletrônica.

A Vale Fertilizantes é a grande âncora do maior pólo de fertilizantes da América do Sul, sediada em nosso município. Com a nova unidade, com investimentos da ordem de R$ 1 bilhão, a Vale produzirá 519 mil toneladas/ano de amônia, produto que é matéria-prima para a produção de fertilizantes agrícolas, plástico, produtos de limpeza, cosméticos e até explosivos.
O presidente da ACIU e a comitiva participaram pela manhã de uma reunião de perfil técnico, em que foram apresentados os números da obra, entre eles, a geração de 4 mil e 700 empregos. Em seguida, eles percorreram a área do terreno que recebe terraplenagem, perfazendo um total de 180 hectares.

Para Manoel, a ACIU, está fazendo o dever de casa, trabalhando para o desenvolvimento da cidade. “Uma equipe de profissionais do Centro de Ensino Superior de Uberaba - CESUBE prestou serviços de consultoria ambiental, durante o mês de março, à Empreendimento Egesa Engenharia, que executou os serviços de terraplenagem e drenagem pluvial para implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-V). A parceria foi viabilizada e intermediada pelo Sistema ACIU de Educação, mantenedor do CESUBE. A equipe foi formada por profissionais do curso de Ciências Biológicas do CESUBE, bem como por alunos e profissionais de outras áreas. Além disso, atendeu a urgência que o trabalho demandou, uma vez que a empresa Egesa tinha um cronograma muito curto para a realização dessa atividade especializada, trabalhando inclusive nos feriados e finais de semana, não medindo esforços para o cumprimento no prazo previsto, atendendo todos os aspectos legais envolvidos na atividade e no empreendimento”, disse Manoel.

Ao todo, 33 hectares foram percorridos pela equipe para o resgate de germoplasma (sementes e mudas da vegetação local), afugentamento animal e resgate brando de fauna, antes e durante a supressão vegetal. Durante os trabalhos, 41 espécies arbóreas foram identificadas, entre nativas e exóticas. Diversas espécies animais foram resgatadas ou afugentadas para áreas de entorno, como jararaca, cascavel, jiboia arco-íris, cobra-cipó, coral, rã-pimenta, lagarto-preguiça, teiú, ratos silvestres, tatu-de-rabo-mole, ninhos de aves, entre outros.

Lembrando que os serviços de terraplenagem para o empreendimento foram iniciados em fevereiro de 2012 e serão concluídos em setembro deste ano. A entrada em operação está prevista para setembro de 2015.

Fonte: ACIU

ACIU 2019 - Todos os direitos reservados.