Presidente Dilma aprova criação da ZPE de Uberaba
postado em 19/06/2012 as 11:02

O prefeito Anderson Adauto anunciou, nesta segunda-feira (dia 18), a criação da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba (ZPE), com a publicação de decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff no Diário Oficial da União (DOU). Segundo ele, esse era o último ato burocrático para a implantação da unidade.

Anderson lembrou que o trabalho de criação da ZPE foi iniciado há quatro anos atrás e destacou o apoio do ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, ao projeto de Uberaba, pedindo que os agradecimentos fossem levados a ele pelo deputado estadual Adelmo Carneiro.

O chefe do Executivo salientou que a ZPE de Uberaba é a única autorizada para a região Centro-Sul do Brasil e será um novo divisor na economia local e regional no que tange a exportação. “Isto se dá justamente no momento em que o município recebe a implantação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras e o gasoduto, matriz energética atrativa fundamental para a atração dos mais diversos investimentos”, observou Anderson.

AA informou que negociações têm sido desenvolvidas com empresas importantes, como a Vale, para que a ZPE se consolide em curto espaço de tempo. Seu presidente, o uberabense Murilo Ferreira se colocou à disposição de Uberaba para a atração de empresas no Brasil e no exterior, após tomar conhecimento da implantação da Zona de Processamento de Exportação no município. Com isso, todas as informações sobre Uberaba passarão a integrar o portfólio da Vale nos contatos no Brasil e no exterior.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Assis, explicou que o próximo passo do projeto será a criação de empresa privada para administrar o condomínio industrial. Haverá a licitação da cessão onerosa da ZPE – a ser composta por um consórcio de empresas privadas. O complexo terá inicialmente aporte pelo consórcio privado de R$10 milhões para obras de infraestrutura. O recurso será aplicado em um quarto da área a ser ocupada na primeira fase de estruturação. No perímetro serão instalados balanças, portões, ruas e avenidas, entre outros.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços em Uberaba (ACIU), Manoel Rodrigues Neto, colocou a entidade a disposição da Prefeitura para a atração das empresas que irão para a ZPE. Já o presidente da Câmara Municipal, Luiz Humberto Dutra, declarou o apoio do Poder Legislativo às ações que possam ajudar na concretização do projeto.

Fonte: Prefeitura de Uberaba

ACIU 2019 - Todos os direitos reservados.