Presidente da Aciu reflete perspectivas para o setor no Dia da Indústria
25/05/2022

A indústria vem sendo afetada pela desarticulação das cadeias produtivas devido à pandemia. O encarecimento dos custos de produção e a dificuldade para obtenção de insumos e matéria-prima para a produção do bem final têm sido alguns dos grandes problemas do setor. Neste dia 25 de maio, Dia da Indústria, o presidente da Aciu, Anderson Cadima, faz uma análise sobre o cenário atual da indústria no país os reflexos na cidade.

“Sem dúvida nenhuma, todos os setores sofreram muito desde o início da pandemia e com a indústria não foi diferente. Para termos uma ideia, em fevereiro deste ano, o IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica divulgou que após dois anos em queda, a produção industrial brasileira havia voltado a crescer, tendo uma alta de 3,9% no acumulado de 2021, ou seja, o setor dava uma respirada frente a todas as dificuldades que surgiram desde fevereiro de 2020”, pontua

Entretanto, destaca o líder classista, “o ano de 2022 começou com o freio de mão puxado para a indústria, já que o primeiro quadrimestre do ano se encerrou com um desempenho muito abaixo das expectativas para aquele momento. O primeiro trimestre teve queda acumulada de -4,5% para o setor”, também segundo dados do IBGE. Além da falta de insumos e os problemas aqui já citados, o líder classista também responsabiliza os juros e a inflação em elevação, como responsáveis pelo comportamento negativo da indústria.

Para Cadima, se a indústria de um modo geral no país vai mal, Uberaba e região também são afetados, porém, o presidente da Associação Comercial pontua que tem visitado diversas empresas do parque fabril da cidade e que mesmo diante de tantas dificuldades, as indústrias daqui tem demonstrado força e perseverança. “Nas nossas visitas do projeto Missão Empresarial Uberaba, percebemos que nossa cidade demonstra alguns índices um pouco melhores que a grande maioria do país. Talvez pelo tipo de produção, talvez pela facilidade da logística, são muitas variáveis. Precisaríamos de um estudo técnico para analisar. Mas é fato que aqui nossos empresários têm tirado de letra as dificuldades”, pontua.

Anderson finaliza parabenizando todos os empresários uberabenses do setor, pelo Dia da Indústria, um setor importante para o desenvolvimento do país, responsável por movimentar parte considerável da economia brasileira.