Corpus Christi - Veja o que abre e fecha neste dia em Uberaba
14/06/2022

Nesta quinta-feira, 16 de junho, Corpus Christi, o comércio de rua e empresas de gêneros alimentícios irão funcionar em jornadas de trabalho de 6 ou 8 horas. Já os shoppings centers abrirão de 13h às 20h, segundo informações do Sindicomércio.

Ainda segundo o Sindicato, somente as empresas com "Certificado de Abertura em Feriados" podem funcionar durante a quinta-feira. As agências bancárias não funcionarão em todo o país, mas na sexta-feira (17), o dia é normal nos bancos. As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes nesta quinta, assim como os canais digitais e remotos de atendimento como internet e mobile banking.

Contas de consumo – como água, energia e telefone, por exemplo – que tiverem o dia 16 de junho como vencimento poderão ser pagas na sexta-feira (17), sem acréscimo de juros, quando as agências abrirão com atendimento normal aos clientes.

Repartições públicas e escolas também não irão funcionar, emendando de quinta-feira até sexta. As unidades administrativas da Codau estarão fechadas a partir desta quinta-feira (16), em virtude do feriado de Corpus Christi, e só retomam o atendimento na segunda-feira (20). Na sexta-feira (17), será ponto facultativo, de acordo com o Decreto nº 1.694/2022.

O Hemocentro funcionará somente no sábado, de 7h às 11h.Os Parques das Barrigudas e do Mirante, localizados na Univerdecidade, estarão abertos todos os dias, inclusive no feriado. O Parque das Barrigudas funciona das 8h às 18h e o Parque do Mirante tem horários diferenciados: de segunda a quinta-feira, das 7h às 20h, e nas sextas, sábados e domingos, das 7h às 22h.

O transporte público terá operação especial para atender à programação da Copa Inter Atléticas (CIA) 2022 no Centro Park, na Univerdecidade. Serão disponibilizados 20 ônibus exclusivamente para o transporte durante o evento, sendo que serão colocados mais veículos caso seja necessário. O sistema será acompanhado com total apoio aos usuários tanto no terminal quanto no Centro Park.

As feiras livres e a Ceasa vão funcionar normalmente na quinta-feira (16). Já o Mercadão abrirá só pela manhã. Pela manhã, das 6h às 12h, funciona a feira da rua Espanha, no Boa Vista. Também programadas para operar as feiras vespertinas, seja a da avenida Juca Pato, no Beija-Flor, como da rua Alumínio, no bairro Leblon. Elas funcionam das 15h às 22h.

Mesma situação para a unidade da Ceasa. Apesar do feriado, a “pedra” do produtor opera normalmente na quinta-feira, entre 5h30 e 10h. Já os boxes abrem o dia todo e reabrem na sexta-feira, dia 17. O setor administrativo da Ceasa não terá expediente na quinta e sexta, com exceção das chefias que trabalham no feriado pela manhã.

Já o Mercado Municipal, seguindo legislação específica, terá apenas meio expediente no feriado religioso de 16 de junho. A unidade funciona das 6h às 12h, e só reabre no dia seguinte, 17. Depois, funciona normalmente no sábado e domingo do feriado prolongado.

A coleta de lixo será normal no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (16). Segundo a Codau, as equipes de coletores seguirão o cronograma habitual estabelecido pela empresa responsável pelo serviço na cidade, a Lara Central de Tratamento de Resíduos.

A orientação é para que a população coloque o lixo fora de casa apenas nos dias e horários de coleta naquela localidade. Em caso de dúvidas, a população pode entrar em contato pelo Fale 115, que funciona 24 horas por dia.