Nenhum de Nós agitou público na última noite do 3º Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba
26/09/2023

Os pratos vencedores foram anunciados na noite de domingo

Em sua terceira edição, o Festival Gastronômico e Cultural de Uberaba se consolida como uma iniciativa que fomenta cultura, arte e gastronomia, gerando emprego e renda para vários setores produtivos do município. Cerca de 14 mil pessoas passaram pelo Mirante do Parque Netinho Guaritá, durante o último fim de semana, para conferir uma variedade de sabores e atrações culturais. A banda Nenhum de Nós encerrou a festa, no último domingo (24/9), com sucessos do rock nacional.

O evento também registrou a venda de quase quatro mil pratos durante os dois dias de festa, e revelou os melhores do Circuito Gastronômico. O restaurante Panelinha foi o vencedor na categoria “Prato Principal”, com a Costela de Adão Aparecido - um escondidinho de costela Zebu, com creme de queijo minas, no purê da massa de mandioca; o segundo lugar da categoria foi para Maria Parmegiana, com o Crostini de Banana alla Parmigiana - prato feito com casca de banana à milanesa, coberta com molho pomodoro, finalizado com muçarela e um contorno de mousseline de banana; na terceira colocação ficou o Piña Pizzeria, com a Pizza de Pernil com Molho de Damasco, a receita leva ainda cebola caramelizada e pesto de azeitona preta.

Já na categoria “Petisco”, o vencedor foi o Santa Brasa, com o Porquinho no Travesseiro - um crocante de mandioca com requeijão de corte, panceta laqueada com demi-glacé suína e picles de cebola roxa; em segundo lugar ficou o Soho, com Tikka Massala Tropical - releitura do tradicional prato da gastronomia britânica, com especiarias locais, cachaça artesanal e ora-pro-nóbis; o terceiro lugar foi para Choperia do Mário, que concorreu com a Pipoca de Carne - um bolinho moído crocante de filé mignon com couve fresca.

Durante 30 dias de Circuito Gastronômico, 3.661 pratos foram vendidos, e a população pôde experimentar e avaliar as delícias criadas exclusivamente para competição. O restaurante Macarrão e Cia e a Sorveteria Sorriso empataram em primeiro lugar na categoria “Prato Popular”.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, participou da entrega dos prêmios e destacou a importância do festival para o fortalecimento do município. “Cada vez mais a parceria com o Sebrae Minas é fundamental, pois proporciona capacitação aos nossos empreendedores, desenvolve a economia e traz valor agregado aos negócios locais”, finaliza. Os empresários do setor que desejam desenvolver seus negócios podem participar do programa Prepara Gastronomia, que tem o objetivo de fomentar a culinária local e impulsionar os empreendimentos do segmento de alimentação fora do lar.

Solidariedade e Sustentabilidade

Nesta edição, o Festival destacou o tema “Cozinha Sustentável”. Todos os inscritos criaram um prato exclusivo que envolvia ao menos um processo de prática sustentável. O gerente do Sebrae Minas na Regional Triângulo, William Brito, afirma que trazer este debate para o evento é necessário. “Estamos sofrendo uma onda de calor gigantesca, exatamente por resultado das ações humanas no meio ambiente. Então, é muito bom tratar isso num festival, os participantes aderiram a causa e vão criar uma rede extremamente positiva, que vai se alastrar por toda a comunidade”, analisa.

Durante os dois dias de evento foram arrecadadas 3,4 toneladas de alimentos não perecíveis para o projeto Mesa Brasil Sesc - rede de banco de alimentos que contribui no combate à fome e ao desperdício por meio de parcerias.

Além do Sebrae Minas, também são parceiros na realização do evento: Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu); Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (AMEE); Prefeitura Municipal de Uberaba; Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares Uberaba (Sinhores); Sindicomércio Uberaba; Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ); Krug Bier; Sicoob Credimed; Associação Geoparque Uberaba; Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel); Centro das Indústrias do Vale do Rio Grande (Cigra); Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); Câmara Municipal de Uberaba; Conselho Municipal de Turismo de Uberaba (Comtur); TV Integração; Fiemg; Sistema Fecomércio MG; Sesc; Senac e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Assessoria de Imprensa | Prefácio Comunicação

Vanessa Braga