ACIU homenageia nesta sexta-feira - empresários destaque – 2005
30/11/2005
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu - promove, nesta sexta-feira, 02, às 20h30, na Casa do Folclore, a solenidade de outorga do Troféu "Antônio Carlos Guillaumon" às empresas Usina Coruripe (Indústria), O Boticário (Comércio) e Alta Genetics (Prestação de Serviços). Informações e convites na Aciu. O Boticário (Comércio) O Boticário, em Uberaba, da empresária Ana Beatriz Cordeiro Borges Ribeiro, conta atualmente com a franquia de cinco lojas em Uberaba e 42 funcionários, além da venda personalizada, com atendimento para empresas. A primeira loja na cidade foi inaugurada em 1984, e as outras em 1994, 1999, 2001, e 2005. Em Uberaba a filosofia está focada no desenvolvimento humano, tanto que investe parte do faturamento em eventos, palestras e encontros para os colaboradores. Outra característica diferente em Uberaba é que a empresa é referência em gestão administrativa, pois utiliza de ferramentas como planejamento anual com recursos destinados a diversas áreas, criação de metas, acompanhamento e estímulo ao cumprimento das mesmas. Empreendedor e visionário, sempre à frente de seu tempo, Miguel Krigsner, abriu há 26 anos, em Curitiba, uma pequena farmácia de manipulação, que transformou-se no O Boticário. Ele transmitiu desde cedo a suas equipes a alma do negócio, um conjunto de crenças que, aprimoradas, tornaram-se os valores da empresa e norteiam o dia-a-dia de mais de 10 mil colaboradores em todo o Brasil. Assim com foi passada de mãe (Regina Borges Cordeiro) para filha (Ana Beatriz), em Uberaba. As duas fazem parte das empreendedoras que acreditaram na marca e ajudou a expansão e sucesso da empresa, tanto que a cidade comporta três lojas, mas tem atualmente cinco. Para servir e ao mesmo tempo estar perto de seus consumidores, O Boticário inovou: foi pioneiro no sistema de franchising no país. Prestação de Serviços (Alta Genetics) A matriz da Alta Genetics está localizada no Canadá e possui centrais de coleta nos Estados Unidos, Canadá, Holanda e Brasil. Atualmente, está presente em mais de 60 países. Sua missão é auxiliar o produtor a atingir lucro máximo através da melhor genética e com orientação técnica e de serviços. A filial brasileira da Alta Genetics iniciou seus trabalhos em 1996, em Porto Alegre – RS e em 1997, transferiu suas atividades para Uberaba. A empresa conta atualmente com 53 escritórios regionais e mais de 300 vendedores. A empresa investiu, no início de 2005, mais de U$ 3 milhões de dólares na construção da Central de Coleta de Sêmen, com término previsto para 2007. As obras, em Uberaba, com mais de 7.000 m2, abrigarão a parte administrativa, laboratórios de tecnologia, residências, quarentenário, baias baias climatizadas para touros europeus. Na área de gado de leite, a Alta oferece o programa Alta Mate (programa de acasalamento corretivo para vacas de leite. Já o para gado de corte, existem o PACTO (Programa de Avaliação de Touros em Cruzamento), o Sistema Frisch (cruzamento rotacionado de 4 raças para rebanhos comerciais), o AltaPlus (programa de melhoramento em parceria com a Embrapa Gado de Corte) e o SAI (Serviço de Inseminação Artificial), que recicla os inseminadores da fazenda, oferece mão-de-obra especializada e entrega a vaca prenhe. A Alta é uma empresa que acredita no aprimoramento dos rebanhos brasileiros como forma de destacar ainda mais o Brasil no cenário mundial. Usina Coruripe (Indústria) A Usina Coruripe filial Campo Florido faz parte do Grupo Tércio Wanderley, um conglomerado de empresas que atua nos setores de agroindústria, co-geração de energia elétrica e construção civil. Emprega atualmente 430 colaboradores diretos e gera outros 1.200 empregos indiretos. Ser moderna e competitiva e ter produtos de alta qualidade fazem parte da missão da empresa que adota com responsabilidade o comprometimento com seus colaboradores, clientes e comunidade. A Unidade desenvolve vários projetos nos campos social e ambiental, nas áreas de voluntariado e filantropia, educação, saúde, lazer e cultura, doações externas, esporte, meio ambiente e ainda desenvolve projetos internos voltados para a preservação ambiental, como o Reciclando com a Coruripe e o projeto de Recuperação da Água Industrial. A história do Grupo Tércio Wanderley teve início em 1941. Foram mais de 50 anos até a fase de expansão. Em 1999 o Grupo transferiu a destilaria Camaçari de Alagoas para a região Centro-Sul. O município de Campo Florido, no Triângulo Mineiro, foi escolhido por ter uma localização estratégica. A Unidade iniciou suas atividades esmagando 673 mil e 70 toneladas de cana-de-açúcar com uma produção de 59 milhões, 802 mil e 439 litros de álcool e termina a safra 2004/2005 com uma moagem de 1 milhão e 881 mil toneladas de cana e com uma produção de 3 milhões de sacos de açúcar e 72 milhões, 146 mil e 747 litros de álcool. Atualmente, o Grupo Tércio Wanderley, do qual a Usina Coruripe faz parte, tem mais de 6.600 funcionários diretos e outros 3.900 diretos de fornecedores. A política da empresa é buscar desenvolvimento sustentável, através de uma gestão participativa, aliando preservação ambiental, qualidade de vida dos seus talentos humanos e bem estar social para o crescimento do país.