Aciu vai às urnas para eleger novo presidente
02/12/2005
O empresário Gilberto Andrade Rezende foi aclamado pela diretoria plena da Aciu para suceder o presidente Carlos Humberto Rocha na presidência da entidade, gestão 2006-2007. Conforme recomenda o Estatuto da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, a indicação de um novo presidente passa pela eleição direta. O pleito está marcado para o dia 5 de dezembro, quando os associados, em dia com as contribuições, poderão depositar seus votos na urna, das 9h às 17h. O processo sucessório na Aciu marca também a renovação de um terço dos nomes que compõem hoje a diretoria plena da casa, fato que favorece a integração da entidade com os associados. Esta renovação, na opinião do presidente Carlos Humberto Rocha, é fundamental para democratizar o acesso à diretoria da entidade e mantê-la sintonizada com os associados. A diretoria executiva da entidade é composta 8 membros e a plena por 25 membros. Vocação associativista é a marca do candidato O empresário Gilberto Andrade Rezende é experiente em termos de militância na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba. Ele, que até a indicação como candidato esteve presente nas diretorias, ocupando cargos desde 1958 até 2001, passando pela Executiva, Plena e no Conselho Consultivo. Empresário que atua na área de eventos, hotelaria e alimentação, com a empresa Casa do Folclore e também como empreendedor no segmento imobiliário, na direção da Agroindústria Triângulo, com loteamentos de bairros rurais (São Basílio; Santa Fé; Praia do Rio claro e Parque do Café), Gilberto Rezende é fortemente identificado com a Aciu e comprometido com os objetivos associativistas. Na presidência da casa, o empresário pretende dar seqüência aos projetos bem sucedidos das diretorias de Marcos Felipe Abud e Carlos Humberto Rocha, sobretudo no incentivo aos Núcleos Setoriais do Projeto Empreender e na capacitação do empresariado. Experiente no mundo dos negócios com visão empreendedora, o candidato à presidente da Aciu sabe que muitas empresas sucumbem, não por falta de viabilidade, mas pela incapacidade gerencial de alguns gestores. Este trabalho, que envolve os núcleos e os programas de capacitação, na opinião do futuro presidente, irá a médio e longo prazo mudar o cenário econômico de Uberaba. Na direção da Aciu ele pretende aprofundar as relações da entidade com a sociedade e com os políticos, através de projetos capazes de alavancar o crescimento econômico. A Aciu, no seu entender, vai assumir postura mais efetiva na discussão com setores da gestão pública, na busca de soluções para problemas que afligem o empresariado. Outra prioridade que vai fazer parte da gestão do empresário é a busca de melhoria constante no ensino oferecido pela Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro – FCETM, com ampliação de cursos e da Escola Técnica de Formação Gerencial, através de parcerias. Durante sua gestão será finalizada as obras de construção do novo prédio da instituição de ensino superior, que tem a Aciu como mantenedora. Empresário tem ampla experiência como empreendedor Gilberto Rezende é Técnico em Contabilidade, formado pelo Colégio José Bonifácio. Hoje com 72 anos, ele é casado com Maria Aparecida Alves Rezende. Na vida empresarial ele divide o controle de várias empresas e uma como empreendedor no segmento imobiliário com loteamentos de bairros rurais. Antes de assumir a futura presidência da Aciu, o empresário demonstrou experiência associativista na diretoria da Aciu, na presidência da Associação das Industrias de Uberaba, na Associação dos Contabilistas de Uberaba, na vice-presidência da Associação Brasileira dos Reflorestadores, dentre outras. Atualmente ele faz parte da diretoria dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Uberaba, é presidente de honra da Associação dos Empresários de Eventos e também presidente de honra da Associação das Folias de Reis de Uberaba. Na área empresarial, ele conta com um amplo currículo, como diretor e sócio fundador de várias empresas importantes como o Codau, Codiub, Minasplac (atual Satipel), Floril S/A em sociedade com a Shell e Complexo Triflora – Empresas de Reflorestamento e afins.