ACIU e CDL promovem companha de reabilitação de crédito
07/03/2006
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) realizarão no período 15 de março a 15 de abril, uma Campanha com o objetivo de recuperar recursos para os empresários e, ao mesmo tempo, proporcionar ao consumidor inadimplente a oportunidade de regularizar sua situação e voltar a ter crédito. A CDL e ACIU precisam no mês da campanha, contar com a colaboração e compreensão dos empresários no sentido de facilitar acordos, para obtenção de resultados positivos a favor do comércio em geral. As duas entidades sugerem que sejam cobrados 2% de juros ao mês para dívidas vencidas até 06 meses e 1% de juro ao mês, para dívidas vencidas há mais de 06 meses. Se houver parcelamento de dívida, com assinatura de novo documento de crédito, é necessário que o credor (empresa) cancele o registro no SPC, logo após o pagamento da primeira parcela. No caso do consumidor não honrar o parcelamento, o registo no SPC pode ser feito novamente pelo saldo da dívida. As entidades estarão disponibilizando durante a campanha, funcionários para auxiliar o Procon no sentido de intermediar, via telefone, contato entre devedor e credor para facilitar acordos. Também serão impressas cartilhas para orientar o consumidor inadimplente sobre a maneira correta de regularizar sua situação. A Campanha não tem custo para os associados da CDL e ACIU. As duas instituições estão sugerindo que os empresários enviem cartas a seus clientes inadimplentes informando da Campanha e convidando para fazer o acerto. As entidades encaminharam um ofício para seus associados informando a realização da ação em conjunto de reabilitação de crédito.