Empresa de armas Glock poderá ser instalada em Uberaba
21/03/2006
Uberaba está entre as cidades mineiras que poderão sediar no Brasil a instalação da fábrica de armas Glock, da Hungria . Esta informação foi passada pelo senador Aelton Freitas para a diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), nesta segunda-feira, 20. Este assunto está sendo discutido com a direção da indústria, o vice-presidente da República, José Alencar e o governador de Minas, Aécio Neves, que inclusive tem uma audiência agendada para esta quarta-feira para detalhar as possibilidades de negociação. O senador explicou que os diretores da indústria chegaram até sua pessoa em função das barreiras encontradas no país, que obriga a nacionalização da produção em até três anos e a fabricação limitada de 5 mil armas/ano. "A minha proximidade com o vice-presidente José Alencar, o qual substituí no Senado, e o acúmulo de suas funções no Ministério da Defesa, fizeram com que eu fosse acionado pelos empresários. Daí para cá as negociações evoluíram bem e já garantimos que o investimento será feito em Minas. Nossa próxima luta é trazer a empresa para Uberaba", acrescentou ele, pedindo o apoio dos empresários uberabenses para a importância dessa conquista. Aelton Freitas disse que toda a produção será realizada no País, com utilização de matéria-prima do aço de Minas Gerais. Segundo ele, o investimento será de € 31 milhões de euros. A diretoria da Aciu foi informada que o senador está trabalhando junto ao BNDES, para liberação de recursos da ordem de R$ 4 milhões para a construção da empresa Campofertil que é de silos, armazéns e graneleiros. Serão gerados 40 empregos durante a operação , mais 100 diretos e 500 indiretos. A aquisição da escada de auto lance elevatório para o Corpo de Bombeiro local foi outro assunto abordado pelo Senador, que juntamente com a corporação está reivindicando e ratificando o apoio das entidades classistas de Uberaba e da Prefeitura Municipal para a disponibilização de um veículo com este equipamento, que tem capacidade para resgate de até 30 metros de altura. A Aciu e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), onde o Senador Aelton também esteve segunda-feira, vão firmar convênio com o município, para aquisição do equipamento do Corpo de Bombeiros de São Paulo, pelo valor simbólico de R$ 40 mil, já que uma escada magirus nova é da ordem de R$ 4 milhões.
Fonte: