Conexão Aciu 1
16/06/2006
No dia em que o Brasil estréia na Copa do Mundo, entramos em campo com esta coluna, para emplacar as notícias da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), uma das entidades mais atuantes do município. Hoje, o Sistema Aciu envolve a Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM), a Escola de Formação Gerencial (EFG) e, em parceria com a CDL, mantém o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Por aqui, passado e presente estarão conectados, com o objetivo de apresentar aos quase três mil associados e a toda a comunidade de Uberaba as realizações, os serviços oferecidos, os projetos e as metas da diretoria, que fica à frente da entidade até 2007. Confira os melhores lances. Empresário Carlos Gomes Moreira, com a equipe Pró-Roça, oferece diversidade de produtos caseiros no Mercado Municipal Diferencial. A mineiridade é a receita do sucesso da Pró-Roça. O empresário Carlos Gomes Moreira montou a primeira loja há 13 anos. Tudo começou porque o empresário queria valorizar os produtos típicos da terra. Atualmente, com duas lojas, emprega oito funcionários. As principais fornecedoras da Pró-Roça são as donas de casa que ainda trabalham de forma artesanal, como nos tempos de nossas avós. O empresário faz questão de prestigiar também as pequenas empresas do município e região. Nas prateleiras das lojas Pró-Roça podem ser encontrados queijos, entre eles, o famoso Canastra, doces em compota e de cortar, dentre outras iguarias mineiras. Consultoria. A custo zero, os associados da Aciu podem usufruir dos serviços de Consultoria Jurídica nas áreas Trabalhista, Tributária, Cível e Comercial. Para livrar os associados de problemas judiciais, a Associação contratou quatro profissionais do ramo para atendê-los. Os atendimentos são feitos no prédio da Aciu e podem ser agendados de segunda a sexta-feira, em horário comercial. Os profissionais estarão disponíveis para as consultas presenciais das 14h às 18h. Além disso, já está à disposição do quadro social a assessoria para a obtenção de crédito, desde o diagnóstico da real necessidade até a aplicação final dos recursos. A partir desta semana, estará disponível também a Consultoria Contábil,  contando com um profissional da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM). Licitação. O Corpo de Bombeiros de Uberaba vai abrir licitação para a compra de peças de veículos. O tenente J. Neto esclarece que no site www.licitanet.mg.gov.br estão disponíveis todos os quesitos a serem preenchidos pelos empresários do setor de autopeças. Ele lembra que, por lá, há oportunidades além desta do Corpo de Bombeiros. Outra dica para as empresas que desejam se cadastrar para disputar os pregões é o endereço eletrônico www.compras.mg.br. Reconhecimento. O Ministério de Educação e Cultura (MEC) reconhece os cursos de Administração de Empresas com ênfase em Marketing e em Comércio Exterior, da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM). A Portaria nº 134, de 30 de maio, foi publicada no Diário Oficial da União de 1º de junho. O curso foi criado em 2002 e a primeira turma, graduada em dezembro de 2005, saiu agraciada com o diploma reconhecido pelo MEC e o registro profissional da categoria. São cinco turmas e 278 alunos. O curso com ênfase em Negócios Internacionais tem como diferenciais o Núcleo de Pesquisa e Prática em Comércio Exterior (Nupex) e um laboratório de pesquisa, composto por três professores orientadores e um estagiário, que presta assessoria para micro, pequenas e médias empresas com interesse em importar e exportar. Venda Mais. Ainda é pequena a participação de empresas locais em licitações do município. O Projeto Venda Mais será apresentado no dia 22, às 9h, no auditório da Prefeitura, para ajudar os fornecedores a entenderem as regras e formatarem propostas adequadas para processos licitatórios. O Projeto é uma parceria entre Aciu, Prefeitura Municipal, Caixa Econômica Federal e CDL. As atribuições de cada órgão serão decididas durante esta reunião. Com o incremento da participação do empresariado nas vendas à Prefeitura, toda Uberaba sai ganhando. Lembranças. Aurélio Luís Costa foi presidente da Aciu, em 1963. Na gestão dele, a Aciu foi responsável pela construção da casa e pela doação dos equipamentos da primeira torre de televisão de Uberaba, a TV Tupi. Uma praça e uma escola têm o nome de Aurélio Luís Costa, pois ele foi um dos grandes doadores de áreas urbanas do município. Prata da casa. Almir Guilherme Barbassa foi aluno da segunda turma de Economia da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM), em 1970. Hoje, ocupa o cargo de diretor financeiro e de relações com o investidor da Petrobras, somando 32 anos de carreira na empresa. É prata da casa que vale ouro no mercado de trabalho. A Aciu oferece cinco opções de treinamentos, nos meses de junho e julho: • Qualidade no Atendimento ao Cliente: 19/06 a 22/06, 19 às 22h; • Liderança: 26/06 a 29/06, 19 às 22h; • Relações Humanas no Trabalho: 03/07 a 06/07, 19 às 22h; • Secretária Gerenciadora de Informações: 10/07 a 13/07, 19 às 22h; • Crédito e Cobrança: 17/07 a 20/07, 19 às 22h. Investimento por curso para o associado, R$ 40,00, e não-associado, R$ 55,00. Estão inclusos apostila, certificado e coffee-break. Informações e inscrições pelo telefone 3321-5500, ramal 204, ou pelo site www.aciu.com.br. Dê sua sugestão, participe da Conexão Aciu: imprensa@aciu.com.br ou (34) 3321 0055. Apoie a gestão empresarial, apresentando projetos, discutindo soluções, ampliando horizontes.