Conexão Aciu 2
20/06/2006
Encontro Cerca de 70 alunos do último ano do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas do Triângulo Mineiro (FCETM) visitaram, no último dia 30, a Superintendência Estadual da Fazenda de Uberaba. Este reconhecimento de área é feito há 4 anos, sob a coordenação do responsável pelo curso, Manoel Rodrigues Neto, e visa a mostrar aos futuros contabilistas como funciona o Fisco. 40 anos As inscrições para o vestibular julho 2006 da FCETM estão abertas até o dia 30 deste mês. Todas as informações estão disponíveis no site www.fctem.br. As provas acontecerão no dia 2 de julho, às 9h, na FCETM, na Avenida Afrânio de Azevedo, 1610. Crediaciu Para os associados da Aciu, não existe nada melhor do que abrir uma conta bancária na Crediaciu/Sicoob. O banco é uma cooperativa, onde todo o lucro é dividido entre os associados, e por isso não existem taxas de manutenção de conta. O único gasto é com o CPMF, repassado integralmente para o governo. Além disso, a cooperativa oferece pacotes e benefícios especiais para se adequarem à necessidade de cada associado. Basta procurar o banco e acertar a melhor forma. Mercado externo Durante todo o dia de hoje, empresários e alunos interessados em negócios internacionais estarão reunidos na Aciu. O treinamento em Comércio Exterior, ministrado pelo técnico da Secretaria do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Edgar Luiz Rodrigues, é focado em três pilares - produto, pauta e mercado. A intenção é despertar interesse e, conseqüentemente, aumentar a participação brasileira no mercado internacional, que gira em torno de 1%. Proe Em 2005, o Programa de Complementação Educacional (Proe) colocou quase 500 estudantes do ensino público e particular, dos níveis superior e médio (2° grau), no mercado de trabalho. Munido de currículo e foto, o candidato pode procurar o Proe, na sede da Aciu, em horário comercial, para triagem. Com cadastro no site www.proe.org.br, o interessado recebe informações sobre vagas, conforme seu perfil. De olho Frente às exigências fiscais referentes à aplicação do cupom fiscal e o esgotamento de prazo para cadastro de comerciantes que emitem o documento, a Aciu e CDL convidaram Ivo Pereira de Souza, Gustavo Almeida Vieira e Sylvio Macário Pereira Alves Júnior, profissionais da Receita Estadual de Uberaba, para prestarem esclarecimentos sobre a Emissão de Cupom Fiscal. A palestra é gratuita e também acontece hoje, no auditório da Aciu. Espaço aberto Quem se manifesta é Rui Jorge Lasmar. Há 28 anos no ramo de materiais de construção, o empresário propõe a união da classe empresarial na luta contra a carga tributária. Segundo ele, o governo vem punindo os empresários, principais responsáveis pela geração de empregos, com impostos impossíveis, aumentos desnecessários e multas, sem cumprir serviços essenciais. Rui Lasmar sugere que as entidades de classe criem um Fórum em Uberaba para a discussão dos problemas e a reivindicação de ações do governo, entre elas, a diminuição de impostos.  Exclusivo A Agronelli Indústria e Comércio de Insumos Agropecuários Ltda é vendedora exclusiva no Brasil do produto Agrosilício, silicato de cálcio. O proprietário da empresa, Marco Túlio Paolinelli, afirma que esta parceria foi fechada com a multinacional Recmix. Pirataria O Núcleo das Videolocadoras, formado há pouco mais de 2 meses, está em campanha acirrada para combater a pirataria de Cds, DVDs e fitas de vídeo. O Núcleo faz parte do Projeto Empreender, que  promove o associativismo e o desenvolvimento das empresas através da organização setorial. Os empresários comemoram alguns ganhos com a fiscalização realizada em parceria com órgãos da cidade, entre eles o Procon e a Promotoria de Defesa do Cosumidor. Os alvos foram o Centro Popular de Compras (Camelódromo) e a Praça da Abadia. Na percepção dos nucleados, locadoras sem alvará e que comercializavam materiais pirateados já fecharam as portas. Lembranças Em 1966, Edílson Simonetti foi o presidente da Aciu responsável pela criação da FCETM. O Decreto Presidencial, de 01 de janeiro, estabeleceu a Associação como mantenedora da instituição de ensino superior que, atualmente, oferece cinco cursos: Administração de Empresas, Administração com ênfase em Marketing e em Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas. Dê sua sugestão, participe da Conexão Aciu: imprensa@aciu.com.br ou (34) 3321 5500. Apoie a gestão empresarial, apresentando projetos, discutindo soluções, ampliando horizontes.