Conexão Aciu 5
12/07/2006
Campanha de Natal. Aciu e CDL já se reúnem para os preparativos da Campanha de Natal 2006. A direção das entidades decidiu apresentar Projeto para o secretário de Desenvolvimento, Ricardo Saud, visando parceria. Olho vivo. Em parceria com a Prefeitura e Política Militar, Aciu e CDL estão empenhadas em dotar Uberaba de vigilância eletrônica. Os orçamentos para as primeiras cabines de observação já estão sendo solicitados. Investimentos. Os investimentos programados para Uberaba em 2007 somam mais de um milhão de reais. Na longa relação de novas empresas, constam os nomes do Carrefour, Atlântica, Inpa e Usinas Sucroalcooleiras, além de pequenas e médias empresas. Empregabilidade. Dos 56 alunos do curso de Ciências Contábeis da FCETM, só quatro ainda não estão no mercado de trabalho. O alto índice de empregabilidade reforça o potencial dos estudantes da Faculdade. Paulo da Costa Silva Júnior, aluno do 4º ano, é prova disso. Passou no processo seletivo da Usina Caeté. Estatística. A população de Uberaba está em torno de 287 mil habitantes e a renda per capta é de R$ 4.590,00 por ano. Pouco mais de um salário mínimo/mês. Este índice deve aumentar a partir de 2007 em função dos novos empreendimentos. Será o resgate de Uberaba como cidade pólo. Vestibular especial. Com todo este sucesso, a FCETM promove, no dia 19, um vestibular específico para Economia e com um diferencial; a mantenedora Aciu concederá para os associados 40% de bolsa nas mensalidades, ou seja, o candidato pode ser familiar ou colaborador do empresário. Comdesu. Aprovado no dia 7 deste mês o incentivo municipal para a implantação do Carrefour, que consiste na isenção do IPTU por dez anos. Esta isenção é válida para todas as novas empresas. Celulares. O Siccob/Crediaciu realizou parceria com a Tim, fornecendo aparelhos celulares gratuitamente e tarifas especiais. A promoção é válida para pessoas com novas contas no Siccob e para antigos clientes com movimentação ativa. Banco de currículos. Parceria entre a Aciu e a Secretaria de Desenvolvimento vai oferecer gratuitamente serviço on-line de divulgação. A associação já desenvolve o Programa que entra no ar, em agosto, nos sites da Aciu e da Prefeitura. Os empresários terão acesso aos dados depois de cadastrados, também sem custo. Vitória. Comércio e indústria de Uberaba comemoram a sanção da lei que impede a realização de feiras itinerantes nos 45 dias que antecedem as datas comemorativas. A lei prevê ainda que 50% dos expositores tenham  estabelecimento aqui na cidade.  Da diretoria. Uberabense Joaquina Mendonça, a Jô, que há 20 anos é proprietária da Jô Musical, divide o tempo entre a diretoria da Aciu e da CDL. Segundo ela, poucos associados têm conhecimento do amparo que as duas entidades oferecem. Jô comenta que as oportunidades existem no município, mas que os empresariados, muitas vezes, não sabem aproveitá-las por medo de ousar. Treinamentos. Hoje, das 13h às 16h, na Aciu, tem Treinamento para Formação de Fiscais, ministrado pela Associação de Defesa da Propriedade Intelectual (Adepi), visando a elaboração de ações de combate à pirataria. Às 19h30, no Auditório da CDL, treinamento sobre Mercado de Contratos e Licitações Públicas, enfocando aspectos relacionados à regularização de documentação e técnicas de como participar dos pregões. Plano diretor. No próximo dia 15, a Prefeitura de Uberaba realiza a terceira audiência pública para a aprovação da minuta do Projeto de Lei do novo Estatuto da cidade. Preocupada com o município, a Aciu sugeriu várias adequações ao Plano, em especial aquelas que dizem respeito ao setor produtivo. Entre elas, estão melhorias da entrada da cidade (urbanização e sinalização). A Aciu alerta que este é um momento histórico em que a comunidade deve participar ativamente. Lembranças. Antônio Carlos Guillaumon foi presidente da Aciu em 1996. Seu nome foi emprestado a uma avenida no Distrito Industrial III. Em 1998, Guillaumon faleceu vítima de um infarto, depois de trabalho expressivo e bastante reconhecido à frente da entidade.
Fonte: