Conexão Aciu 6
20/07/2006
Empresas. A empresa Super Inox é a única de Uberaba que fabrica e comercializa talheres em material inox. De propriedade de Fernando Fernandes e José Donizete, está há três anos no mercado. Os talheres, como conchas, espumadeiras e espetos seguem para todo o país. A fábrica conta com oito funcionários, produzindo mais de mil peças por mês, de forma artesanal. Seleção FCETM. A FCETM realiza, no dia 19, o processo seletivo especial apenas para o curso de Economia. A mantenedora Aciu oferece bolsa de 40% para colaboradores, dependentes e titulares das empresas associadas. A taxa de inscrição é de R$ 25,00. O vínculo com o associado deverá ser comprovado no ato da matrícula. Voile. A Aciu tem disponível o serviço de acesso à Internet banda larga, com transmissão via rádio. Não existe necessidade do uso de linhas telefônicas. A conexão é feita por antena, que garante a total segurança de sinais transmitidos. Outra vantagem é que a Associação atua como provedora, ou seja, o gasto é apenas com a mensalidade. Aprovado. Ex-aluno de Administração da FCETM, Luciano Souza Pimenta conseguiu a segunda colocação no concurso público para professor efetivo na área de Gestão, do Cefet. Luciano só não ingressou em função do quesito titulação, mas foi o melhor classificado na prova de desempenho didático pedagógico. Nextel. Representantes da Aciu integraram comitiva da prefeitura que esteve na empresa de telefonia Nextel. Os investimentos aqui podem alcançar os R$ 200 milhões. A implantação, prevista para o ano que vem, traz vantagens como conexão direta nacional e internacional e localização (GPS). Oportunidade. A parceria entre Aciu, Banco do Brasil, Caixa Econômica e Siccob/Crediaciu na venda de computadores, impressoras e notebooks, com preços e condições de pagamentos especiais, continua até o dia 30. Noite do dinheiro. No dia 24, às 20h, a Aciu e o Banco do Brasil realizam a Noite do Crédito, em parceria com a Assuper, Aspetro, BPW, CDL, Fiemg/Cigra e a Assediu I, II e III. Dica. “Na rescisão contratual, o aviso prévio, com cumprimento de trabalho, deve contar o tempo integral de serviço. Se o prazo superar um ano, deverá ser homologado com a assistência do sindicato da categoria ou por autoridade prevista em lei”. O consultor trabalhista Antonio José presta atendimento gratuito aos associados da Aciu. Linhas. A palestra gratuita, ministrada pelo gerente de agência do BB, José Caetano Minchillo, vai apresentar as linhas de crédito disponibilizadas através de convênios com as entidades, visando financiamento de capital de giro e desconto de recebíveis. Nota falsa. A Aciu disponibiliza máquina que detecta notas de dinheiro falsas. Ligado à tomada, o equipamento faz a verificação pela cor. A maquininha custa R$ 110,00 e já é sucesso, mais de 50 exemplares foram vendidos nestes primeiros meses do ano. Um dos associados que aprovam a invenção é Valdir Calmon Passos, proprietário da Drogaria Santa Mônica. Tribunal arbitral. O Tribunal Arbitral é uma entidade pertencente à Aciu/CDL e aberta a toda a comunidade. O sistema norte-americano foi trazido para Uberaba pelo juiz aposentado Paulo Fernando Silveira e tem competência para tratar assuntos de matéria civil, comercial e trabalhista. Tribunal 2. O Arbitral tem a mesma eficácia da Justiça estatal. A diferença é que é supervisionado por três árbitros (bacharéis em Direito). O processo rápido e sigiloso corre com a presença ou não dos advogados das partes. Os envolvidos devem estar de acordo com a audiência e só quem perde a causa arca com a taxa de 5%, conforme o processo. Lembranças. Torres Homem Enes Brandão foi presidente da Aciu no biênio 86/87. Seu principal feito foi o empenho para a construção da estrada Uberaba-Nova Ponte.
Fonte: