Conexão Aciu 8
03/08/2006
Inovação. A TFC Industrial é a única empresa da cidade que fabrica móveis para cirurgia veterinária. O proprietário José Martins é associado da Aciu e investe no negócio, desde 1999, depois de experiência profissional no ramo, em Campinas. São mais de 140 modelos e quase toda produção é destinada ao atacado, a partir de encomendas. O mais novo investimento da TFC é a linha de mobiliário para salão de beleza, com 50 itens diferentes. Miniusinas. Empresários alemães, residentes em Belo Horizonte, integrantes do Centro de Desenvolvimento de Tecnologias Rurais (CTR), procuraram a Aciu, em busca de parcerias para implantação do Programa Terra Viva. O projeto visa oportunizar a criação de miniusinas de processamento de soja para a produção de óleo vegetal e biodisel. É a conexão da tecnologia alemã com a matéria-prima brasileira. Engajados. A convite da Aciu, na última semana, o secretário de Agricultura, José Humberto Guimarães, conheceu o Terra Viva e garantiu que Uberaba vai abraçar o Programa. No próximo dia 23, integrantes do CTR virão à cidade para esclarecimentos aos empresários rurais interessados. O executivo-chefe da Aciu, José Eustáquio Bueno Caixeta, explicou que a Associação foi a porta entrada para o novo negócio, cumprindo seu papel de agência de desenvolvimento do município. Oportunidade. O governo editou a Medida Provisória 303/2006 que prevê parcelamento de débitos com a Receita Federal, Previdência e Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. As empresas poderão parcelar em até 130 meses as dívidas com os referidos órgãos, sendo beneficiadas com redução de multas e juros. A adesão pode ser feita até 15 de setembro. Associados da Aciu têm consultoria tributária gratuita com a advogada Lizandra Abreu. Inadimplência. E a consultora Lizandra, ministrou treinamento sobre Crédito e Cobrança, nas últimas duas semanas, com turmas lotadas. “Este curso veio em momento oportuno, onde todos os setores do comércio sofrem com a inadimplência”, comentou a proprietária da Drogaria Farmaberaba, Luciana Navarro, participante do curso. Interessados na temática devem entrar em contato com a entidade para inscrição em novas turmas. Empreender. Empresários do setor de buffets se reúnem, esta noite, na Aciu, para discutir a formação do núcleo da categoria. O objetivo é fortalecer o setor. Hoje, o Projeto Empreender conta com cinco núcleos e 68 empresas nucleadas. Novo horário. Os empresariado deve estar atento ao novo horário de atendimento do Plantão Fiscal, da Delegacia da Receita Federal da Uberaba. Os atendimentos serão realizados às segundas e quintas-feiras, das 12h às 17h30. Prata da casa. Gualberto Frateschi se formou em Economia, pela FCETM, em 1975. Seu primeiro emprego, depois de formado, foi na Agroindústria Triângulo. Há 30 anos, ele é presidente do Sebrae. Atualmente, administra dez microrregiões, que abrangem 110 municípios. FCETM. A construção do novo prédio da FCETM está a todo vapor. De acordo com o engenheiro responsável, Paulo Roberto de Carvalho, cerca de 40% das obras já foram concluídas. O prédio, em estilo moderno e arrojado, tem 9000 m2 de área construída. São sete pavimentos, mais de 30 salas de aula, quatro anfiteatros, um andar para biblioteca e salão de festa. Lembranças. Jorge Dib Netto foi presidente da Aciu, no biênio 1972/1973. Ele se empenhou, juntamente com o diretor Augusto Afonso Neto, para trazer os cursos de Administração para a FCETM. Na gestão dele, foi criada a Codiub (Companhia de Desenvolvimento Industrial de Uberaba) e também a Cevale (Fundação Centro de Pesquisas Vale do Rio Grande).