Conexão Aciu 9 - de 08/08/2006
09/08/2006
Financiamento BDMG. O Sicoob/Aciu atende empresários interessados em novo financiamento de capital de giro do BDMG, denominado Empresa Mineira Competitiva. O empresário não precisa ser optante pelo Fundese, mas deve justificar a necessidade do financiamento por meio de projeto. Os encargos são de 6% fixos ao ano, mais IPCA (nos últimos doze meses, o acumulado atingiu 4,03%). Taxas. O BDMG cobra taxa de abertura de crédito de 1% sobre o valor financiado, a ser descontada na primeira liberação. O prazo do contrato é de 24 meses, incluindo três de carência. O valor do financiamento é baseado nos 20% do faturamento anual da empresa. Como exigência de garantia, o empresário deve ter aval de terceiros. O avalista precisa comprovar patrimônio pessoal (exceto imóvel residencial) de, no mínimo, 1,5 vezes o valor do financiamento. A comprovação pode ser feita via declaração de Imposto de Renda. Alerta. Associados têm procurado ajuda alegando recebimento de cobrança do Banco do Brasil, de R$ 188,50, referente à Associação Comercial Empresarial do Brasil. Consultor jurídico da Aciu, Fabiano Martins Ribeiro esclarece que esta entidade nada tem a ver com a Aciu, que já está tomando as medidas cabíveis. Mostrando a cara. Durante reunião da Aciu, às segundas-feiras, diretores da casa têm espaço para apresentar suas empresas. Sérgio Guarato encabeçou a lista contando história dele e do irmão, que começaram com supermercado de quatro funcionários e hoje tem 200. Além do Supermercado Guarato, os irmãos investem no Giro Atacadista. Puxão de orelha. Diretoria da Aciu recebe visita de candidatos à Assembléia e marca ponto a favor da democracia ouvindo os diferentes discursos de cada um, mas agora o grupo fechou questão: vai pegar pesado e reivindicar mudanças quanto à carga tributária do Estado, que em nada favorece o empresariado. Insegurança. Diretor da Aciu, Marcos Garcia, está assustado com o número de roubos no centro da cidade - em média cinco por noite. Ele sugere que a entidade crie seguro para resguardar os lojistas, até que o Projeto Olho Vivo saia do papel. Segundo o empresário, os assaltantes já estão habilidosos e investem em pequeno assalto para despistar a polícia, enquanto integrantes da mesma quadrilha trabalham em grande roubo nas proximidades. Olho Vivo. Além da instalação das câmaras em pontos estratégicos, os integrantes da comissão da Aciu garantem que o Projeto inclui patrulheiros dia e noite, fazendo ronda, inclusive, para flagrar bandidos, conforme indicação da PM, que irá monitorar o circuito de câmaras. Telenegócios. Aciu recebe da Caixa Econômica Federal, esta semana, terminais de computadores para compor a sala de telenegócios na entidade. O local será ponto de apoio para empresários interessados em participar de pregões eletrônicos. Da Diretoria. Rita de Cássia Andrade Batista, juntamente com o marido, Aguinaldo Batista, é proprietária da Motor Auto há 15 anos. A diretora da Aciu explica que debutar no mercado de autopeças é um grande desafio, em função do regime tributário massacrante e do código de leis inacreditáveis. “É preciso simplificar a legislação e desonerar tributariamente a pequena empresa”, diz. Estas iniciativas estão contempladas pela Lei Geral da Pequena e Micro Empresa, que tramita no Congresso Nacional. Rita questiona as taxas de juros e enfatiza que é impossível progredir financeiramente com números tão exorbitantes. “Só mesmo com jogo de cintura, conhecimento do mercado e apoio das entidades classistas para se manter”, finaliza. Finanças pessoais. Em busca de fortalecer a Motor Auto, Rita solicitou curso de extensão sobre Finanças Pessoais à Aciu, que será ministrado pelo professor da FCETM, Cássio Silveira. Qualquer empresa pode solicitar ao Departamento Comercial da Associação Comercial cursos adequados às suas necessidades. Eventos dia 09/08/2006: • Banco de Talentos. Será lançado amanhã, às 8h, na sede da Aciu, o Banco de Talentos, novo serviço da entidade, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. O cadastro dos currículos é gratuito para candidatos e empresários associados. Já os não associados contribuem com taxa anual de R$ 50. O Banco de Talentos estará disponível nos sites www.aciu.com.br e www.prefeituradeuberaba.com.br. • Palestra. Também amanhã, na sede da Aciu, às 19h30, haverá a palestra Sua Majestade: O Cliente, com Ronaldo Negromonte. O evento é uma parceria da Associação com o Shopping Uberaba. O investimento para o associado é R$ 20 e para não associado, R$ 25. • Cursos. A Aciu lança nova programação de cursos para agosto e setembro: Excelência no Atendimento e Vendas, Matemática Financeira Aplicada com a Utilização da Calculadora HP-12C, A Arte de Falar em Público, Marketing Pessoal, Redação Empresarial e Telemarketing com Qualidade. Informações e inscrições pelo 3321-5500, ramal 305. Lembranças. Cesário de Oliveira Roxo foi o primeiro diretor da Aciu, de 1923 a 1927. Ele criou o primeiro estatuto, congregou sócios, contactou entidades, legalizou o funcionamento e foi responsável por projetar a Aciu nos meios políticos, econômicos e sociais da cidade. Dê sua sugestão, participe da Conexão Aciu: imprensa@aciu.com.br ou (34) 3321-5500. Apóie a gestão empresarial, apresentando projetos, discutindo soluções, ampliando horizontes.