Conexão Aciu 10 - de 14/08/06
17/08/2006
Empresa de sino. O filho de José Donizetti da Silva é o herdeiro dos segredos da arte de fazer sinos. Há 22 anos, o pai fabrica as peças artesanalmente. O ofício aprendeu com um italiano, em São Paulo. No Brasil, existe só mais uma fábrica como a deles, montada em Uberaba. Aqui, são fabricados de cinco a seis sinos por mês, objetos sagrados que ganharam até reconhecimento internacional. Cliente. Mais de 200 pessoas acompanharam a palestra Sua Majestade o Cliente, com Ronaldo Negromonte. Parceria Aciu/Shopping Uberaba foi um sucesso e promete novas versões. Novos diretores. A arquiteta Virgínia Cunha Campos e o empresário Helbert Ferreira de Cuba, proprietário da Plasticeres, completam a diretoria da Aciu. Eles tomaram posse, na última semana, substituindo outros dois diretores que deixaram os cargos. 40 anos. Diretor Flamarion Batista Leite, ex-presidente da Aciu, é proprietário da Escola de Química e Agrimensura de Uberaba, que completa 40 anos. Ele começou como aluno, passou a diretor e, posteriormente, adquiriu 10% da escola e, hoje, detém 80%. Inovação. A escola oferece o curso técnico de Química e, na última semana, realizou a feira “Química do Lar”, apresentando minicursos relacionados à fabricação de sabão, sabonete, shampoo e pasta dental. A feira acontece há seis anos, com temas voltados para a área industrial. A garra de Flamarion em permanecer tanto tempo no mercado merece comemoração. Crescimento. O Proe, Programa de Complementação Educacional, indicou mais de 500 alunos em estágio, até o mês de julho. Uma injeção de R$ 400 mil na economia local. O Proe tem hoje 1330 alunos cadastrados, 23 instituições de ensino conveniadas e 219 empresas oferecendo estágios. Homenagem. No próximo dia 18, ex-diretor da Aciu, Hugo Rodrigues da Cunha, receberá Comenda Mário de Almeida Franco, na Câmara, conforme indicação da Associação. Senha. Empresários interessados no Banco de Talentos devem preencher Termo de Compromisso fornecido pela Associação Comercial para retirada de senha de acesso ao site. Informações no setor de Informática. Afastamento. Por motivos pessoais, Paulo Roberto Batista Carvalho, pediu afastamento da diretoria da Aciu. Paulo integrou o quadro de diretores, por mais de 15 anos, prestando relevantes serviços à entidade. Voto cidadão. Aciu sedia, como cidade pólo, ainda sem data marcada, campanha da Federaminas com a finalidade de conscientização do voto como exercício de cidadania. Dica da consultoria. “A maior parte dos bancos, principalmente os do governo, possui linhas de crédito bem definidas, para cada tipo de necessidade ou uso, dotadas de taxas e prazos diferentes. Geralmente, há limites pré-aprovados para uso emergencial, o chamado capital de giro. É importante lembrar que, no momento de investir recursos na aquisição de máquinas, reformas ou veículos, o banco dispõe de linhas para investimentos fixos de longo prazo e taxas de juros a partir de 1%. Um alerta, a utilização do recurso errado e no lugar errado pode gerar problemas graves para a empresa”. Wanderson de Paula Rodrigues é consultor de crédito da Aciu. Lembranças. João Guido foi presidente da Aciu, em 1952, e mobilizou a entidade para esclarecer os empresários sobre a política do salário mínimo instituída no país. Ele também lutou pela construção do prédio dos Correios, foi prefeito e deputado federal. Agenda: Palestras • Palestra Mercado de Capitais, amanhã (16/08), com o economista, formado pela Puc/BH, Antônio Carlos Vélez Braga, na FCETM, às 19h30, aberta ao público. • Palestra Cenário Econômico Brasileiro, dia 18, às 19h30, na Aciu, com Almir Barbassa, ex-aluno da FCETM, há 32 anos é diretor financeiro e de Relações com o Investidor da Petrobrás. Treinamentos Aciu • Excelência no Atendimento e Vendas, de 21 a 24/08, 19h às 22h, consultora em Desenvolvimento Humano e Empresarial, Eliana Barbosa. • A Arte de Falar em Público, de 28 a 31/08, 19h às 22h, jornalista Ellen Gomes. • Marketing Pessoal, de 11 a 14/09, 19h às 22h, jornalista Indiara Ferreira. • Redação Empresarial, de 18 a 21/09, 19h às 22h, jornalista Patrícia Peixoto Bayão. • Liderando com Sucesso, de 25 a 28/09 – 19h às 22h, consultor Luiz Carlos de Souza • Gestão da Cobrança, de 25 a 28/09, das 19h às 22h, advogada Lisandra Christian de Abreu. Para todos os cursos, o investimento é de R$50 para o associado e R$65 para não associados. Estão inclusos apostila, coffee break e certificado. Informações 3321-5500 ramal 305.