Conexão Aciu 14 - de 12/09/06
14/09/2006
Reforma. Miniauditório da Aciu ficou lotado na segunda-feira, em função de assembléia geral extraordinária para reforma do estatuto da entidade. Em pauta, a democratização objetivando o desenvolvimento da Associação Comercial e a adequação do documento diante da nova legislação civil em vigor. A última reforma havia sido realizada, em 2004. Em ação. Dos 53 associados, entre eles, os ex-presidentes da casa Hugo Rodrigues da Cunha, Carlos Humberto Rocha, Adilson Pereira Almeida, Carlos Eduardo Rodrigues da Cunha Colombo, Flamarion Batista Leite, José Vitor Aragão, Milton Duarte Vilela e Wilson Pinheiro, seis mulheres participaram ativamente das discussões. Vitória. A diretora Vanessa Polastrini conquistou para os representantes do setor de Serviços o direito de concorrer à presidência e vice-presidência da Aciu, ou seja, a partir da reforma, profissionais liberais e autônomos poderão disputar cargo visando a estar à frente da entidade. Até então, as pessoas físicas estavam fora do páreo. Vanessa argumentou que a própria razão social da Aciu, hoje, abriga o segmento de Serviços. Modernização. Foram garantidos ainda o fortalecimento das funções do conselho fiscal e do novo modelo de gestão da diretoria executiva adotando a figura do controler, apoiado na estrutura orgânica da administração e na auditoria interna. Regimento Interno. Outro avanço foi a alusão, no corpo do estatuto, da obrigatoriedade de implantar o regimento interno da Aciu, no qual serão regulamentados o funcionamento de sua administração, o exercício de suas diversas atividades, uso dos direitos de seus associados e de suas dependências, assim como das infrações e penalidades. Novos associados. Associação Comercial contou com visita de representantes de 13 empresas recém-associadas. Além do diploma, os empresários receberam informações sobre produtos e serviços oferecidos. O sistema Aciu comemora mais de 200 novos associados só neste ano. Ao todo, são 2392. Em obras. Prefeitura Municipal de Uberaba em parceria com Aciu, CDL, Cigra, Sinduscon e Instituto de Engenharia, trabalha em projeto de construção de quatro casas asilares. Cursos. Aciu e Feti estudam programação de cursos de Cerimonial, Organização de Eventos e Garçom, que serão oferecidos por meio da Escola de Artes Doutor Odilon Fernandes. Lembranças. Luiz Guaritá foi presidente da Aciu no biênio 1937/38. Em sua gestão, realizou grandes trabalhos em parceria com autoridades do Fisco Estadual, visando à compreensão da cobrança de impostos de defesa de produção, vista até aquela ocasião como peso. Dica da consultoria. Aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados o noticias básico que institui a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Agora, a próxima etapa será conseguir o mesmo no Senado e, conseqüentemente, a sanção presidencial. As micro e pequenas empresas, que geram a maioria dos empregos, necessitam de tratamento diferenciado, simplificado e favorecido. De acordo com a consultora da Aciu, Lisandra Abreu, este é um avanço positivo para a tão almejada Reforma Tributária no país. Agenda: Cursos Aciu: • Marketing Pessoal, de 18 a 22/09, 19h às 22h, jornalista Indiara Ferreira. • Liderando com Sucesso, de 25 a 28/09, 19h às 22h, consultor Luiz Carlos de Souza • Gestão da Cobrança, de 25 a 28/09, das 19h às 22h, advogada Lisandra Christian de Abreu. • Redação Empresarial, de 02 a 05/10, 19h às 22h, jornalista Patrícia Peixoto Bayão. Para todos os cursos, o investimento é de R$50 para o associado e R$65 para não associado. Estão inclusos apostila, coffee break e certificado. Palestras - Fundação Logosófica de Uberaba promove hoje, às 20h, no auditório da Aciu, a palestra Como Administrar a Maior das Empresas, proferida pelo consultor de empresas Paulo Honório, de Belo Horizonte. A entrada é franca. - Dia do Administrador será comemorado pela FCETM, no próximo dia 15, no anfiteatro da UFTM, a partir das 19h, com duas palestras. Os convidados são a professora universitária e consultora empresarial de Uberlândia Janaína Siegler, e o empresário e professor universitário de Ituverava Luiz Eduardo de Branco. O evento é direcionado aos alunos do cursos de Administração da FCETM.