Conexão Aciu 15 - de 19/09/2006
19/09/2006
Empresa. Maria Cristina Ávila, a primeira mulher a fazer parte da diretoria executiva da Aciu, assumindo o posto de primeira secretária, é sócia-proprietária da Agência Talismã, franqueada dos Correios. Ela começou o negócio aliando dois serviços, a agência e uma casa lotérica, mas com as exigências da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos), a empresa restringiu-se ao oferecimento dos serviços dos Correios. Há 14 anos no mercado, Maria Cristina emprega 12 funcionários. Atenção. O Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado de Minas Gerais (Sescon- MG) informa que é o único legalizado para o recolhimento de taxas e alerta empresários para que não efetuem nenhum pagamento de contribuição sindical qualquer outra entidade. Combate. Depois do sucesso da máquina identificadora de notas falsas, Aciu inova comercializando equipamento que detecta além de notas falsas, cheques e cartões falsificados. O equipamento já está à disposição dos interessados no departamento comercial da Aciu por R$100,00. Simples. O SPC, localizado no prédio da Aciu, opera em sistema diferenciado. Os atendimentos são feitos apenas pessoalmente e para qualquer pessoa, associados ou não. Basta apresentar RG, CPF e a consulta aos nomes negativados mediante taxa de R$ 1. Projeto. Alunos da ETFG, Escola Técnica de Formação Gerencial desenvolveram pesquisa com a comunidade escolar e detectaram novas oportunidades de mercado. Cerca de 200 estudantes e pais foram entrevistados e mais 70% dos jovens do ensino público demonstraram interesse por cursos profissionalizantes nas áreas de Sistema de Informática e Administração. Valores. Outro dado apontado foi o investimento desejado em mensalidades conforme a renda familiar, ou seja, de R$150 a R$200 mensais. A escolha do curso profissionalizante surge como opção para entrada no mercado de trabalho e, posteriormente, para garantir ingresso e manutenção no ensino superior. Apoio. Aciu envia por e-mail aos associados a relação de licitações disponíveis na Prefeitura Municipal de Uberaba. É a forma de icentivar a participação do empresariado local. Artigo. O economista e professor da FCETM, Cássio Silveira, participou do III Congresso de Custos do Mercosul, no último mês, na cidade de Colonia Del Sacramento, Uruguai. Ele apresentou artigo intitulado Mensuração dos Custos da Qualidade Ambiental: Estudo de Caso da Empresa Sipcam Agro S/A. Novo artigo. O artigo, A Contabilidade como Instrumento de Gestão dos Custos da Qualidade Ambiental, também de autoria do professor Cássio Silveira será apresentado no dia 20 de setembro, em Belo Horizonte, na 6ª Conferência Latino-Americana sobre Meio Ambiente e Responsabilidade Social - Ecolatina. O evento pretende contribuir para a formação de uma sociedade sustentável, focada na responsabilidade social. Dica da consultoria. O consultor trabalhista da Aciu Antonio José Andrade Prata explica que a empresa responde pelo comportamento de seus funcionários,conforme entendimento legislativo e jurisprudencial .Segundo ele, é fundamental orientar os colaboradores referente às suas atitudes e atos pertinentes ao exercício das atividades profissionais. O consultor sugere a participação em cursos de aperfeiçoamento, como forma de melhorar a interação e ampliar capacidades no exigente mercado de trabalho. Núcleo de agência. Projeto Empreender inaugurou mais um núcleo. Cerca de 10 agências de publicidade e propaganda estiveram presentes celebrando a junção do grupo. (foto) Em tempo. Os núcleos criados recentemente, como o de buffets, já preparam seus estatutos e as ações para melhor o empenho de suas atividades no município. Palestra. “Estratégias para a transformação social e seus impactos no setor empresarial” com o professor, secretário de estado de planejamento e gestão, secretário de Estado de Defesa Social e candidato a Vice-governador pelo PSDB, Antônio Augusto Anastasia, 28/09, às 19hs no auditório do CDL. Presenças devem ser confirmadas pelos telefones 3312-5599 ou 3319-4400. Agenda: Cursos Aciu: • Liderando com Sucesso, de 25 a 28/09, 19h às 22h, consultor Luiz Carlos de Souza • Gestão da Cobrança, de 25 a 28/09, das 19h às 22h, advogada Lisandra Christian de Abreu. • Redação Empresarial, de 02 a 05/10, 19h às 22h, jornalista Patrícia Peixoto Bayão.