Conexão Aciu 16 - de 21/09/2006
21/09/2006
Cefop. Presidente da Aciu, Gilberto Rezende, aprova inauguração do Cefop - Centro de Formação Profissional São Jerônimo Emiliani, que vai oferecer 14 diferentes oficinas para adolescentes, com mais de 16 anos. Associação Comercial incentivará o empresariado a absorver a mão-de-obra qualificada. Condecon. Vice-presidente da Aciu, Sérgio Guarato, participou de reunião para aprovação do Regimento Interno do Condecon - Conselho Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. Na ocasião, o representante da OAB, Paulo Pimenta, foi escolhido o secretário-executivo. Mudança. O Regimento agora passará por apreciação do prefeito. Com o Condecon, o dinheiro das multas aplicadas na cidade irá para o Fundo Municipal dos Direitos Difusos e poderá ser investido em campanhas locais de conscientização, por exemplo. Hoje, este recurso segue para os cofres do estado, por meio do Procon/MG. Vestibular. Pela primeira vez na história da FCETM o vestibular terá quatro datas distintas. Estrategicamente, as provas acontecerão nos dias 26/11,11/12, 06/01 e 31/01, aproveitando as mais diferentes demandas. Falando nisso. Liderados pelo professor Karim Mauad, grupo de alunos e professores da FCETM fará corpo a corpo nas escolas públicas para apresentar os cursos da instituição. A idéia é estreitar o caminho entre o estudante do ensino médio e a faculdade. Proposta. Considerando as agências alvos da criminalidade, Aciu encaminha às instituições bancárias proposta de adesão ao Projeto Olho Vivo. A primeira fase do Projeto prevê a instalação de nove câmeras, na área central da cidade, conforme definição da PM. A previsão inicial de investimento do setor privado é de cerca de R$ 180 mil. Parceria. Prefeitura de Uberaba garantiu que pode dobrar o número de câmeras instaladas. Na capital, o projeto custou cerca de R$ 3 milhões e foi viabilizado por meio de parceria da CDL com a Prefeitura. Convite. Gerente comercial da Rede Integração/Uberaba-Ituiutaba, Rogério Moreira, foi convidado pela diretoria da Aciu para conhecer o trabalho desenvolvido pela entidade. Rogério acompanhou reunião da diretoria plena tomará posse oportunamente. Dica da consultoria. "O exercício da empresa pelo empresário individual se fará sob uma firma, constituída a partir de seu nome, completo ou abreviado, podendo a ele ser aditado designação mais precisa de sua pessoa ou gênero de atividade. Nesse exercício, ele responderá com todas as forças de seu patrimônio pessoal, capaz de execução, pelas dívidas contraídas, vez que o direito brasileiro não admite a figura do empresário individual com responsabilidade limitada". Fabiano Martins é consultor jurídico da área cível/comercial na Aciu e atende gratuitamente aos associados, no período da tarde. Há ainda consultorias nas áreas, trabalhista, tributária e de crédito. Agenda: Palestra: Dia do contador (22/09) será comemorado com duas palestras pela FCETM. • Perfil do Profissional Contábil do Século XXI, 21/09, às 19h30, no anfiteatro da FCETM, com Nourival Rezende, ex-presidente do CRC-MG, Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais de Minas Gerais. • Ética na Profissão Contábil, 22/09, às 20h, no anfiteatro da Aciu, com Edivaldo Duarte de Freitas, vice-presidente de fiscalização ética e disciplina do CRC-MG. O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Informações 3314 8383. Cursos Aciu: • Liderando com Sucesso, de 25 a 28/09, 19h às 22h, consultor Luiz Carlos de Souza. • Gestão da Cobrança, de 25 a 28/09, das 19h às 22h, advogada Lisandra Christian de Abreu. • Redação Empresarial, de 02 a 05/10, 19h às 22h, jornalista Patrícia Peixoto Bayão. Lembranças. Fidélis Reis foi responsável pela construção da sede da Aciu, na década de 40. Os recursos foram obtidos por meio de empréstimo junto ao Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Comerciários e de Subscrição dos Associados. Os que contribuíram foram declarados sócios remidos. A primeira reunião na nova sede foi em 5 de agosto de 1942, quando foi discutida a utilização do prédio.