Aciu comemora primeiras colocações do Proe nos rankings estadual e brasileiro
26/09/2006
O Proe - Programa de Complementação Educacional, desenvolvido pela Aciu, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, está em primeiro lugar no ranking do estado e em terceiro no país pelo número de empresas cadastradas e alunos colocados no mercado de trabalho. O levantamento foi feito pela CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil, apoiadora do Programa. “Os resultados alcançados pelo programa de oportunidades e estágios mantido pela Aciu e PMU têm justificado com sobra à relação custo/ benefício do investimento“, diz o executivo - chefe da Aciu, José Eustáquio Bueno Caixeta. O programa tem por objetivo auxiliar os estudantes do ensino público e particular, nos níveis superior, médio (2º grau) e técnico, iniciarem sua carreira profissional através de um estágio, o que pode resultar em emprego fixo. Foi o que aconteceu com Carmem Mariano Duarte. Ela procurou o Proe, disponibilizou o currículo e foi chamada pela empresa Unimed para participar de uma seleção de estagiários. Carmem passou e após seis meses foi efetivada no cargo de auxiliar de marketing. “Se não fosse pelo Proe, teria sido mais difícil conseguir inserção no mercado de trabalho porque poucas empresas daqui contratam profissionais na área de comunicação”, explica. A empresa Unimed, onde Carmen trabalha é uma das 253 empresas conveniadas ao programa. “Todos os 12 estagiários que colocamos na empresa foram selecionados através do Proe. Eles recrutaram os estagiários e nós aqui escolhemos. Seis ex-estagiários foram contratados. É um programa que funciona muito bem, é ágil, não tem espera”, relata Rosana Maiorino, assessora de Talentos Humanos da Unimed Uberaba. . Este ano, até o mês de agosto, o programa colocou 582 alunos em estágio e tem 1495 currículos cadastrados e 24 instituições de ensino conveniadas. Tantos trabalhadores no mercado representam uma injeção de quase meio milhão de reais na economia local. “O estágio elimina a dicotomia de que o jovem não tem emprego porque não tem experiência e não tem experiência porque não tem emprego”, relata a coordenadora do Proe, Márcia Eliza Cunha Barbosa. Para utilizar os serviços através do Proe basta apresentar currículo com foto no Proe, na sede da Aciu, em horário comercial, para triagem com Márcia ou Thaise. Com o cadastro no site www.proe.org.br, o interessado recebe informações sobre vagas, conforme seu perfil.