Conexão Aciu 17 - De 26/09/06
26/09/2006
Preparativos. Núcleo das videolocadoras, do Projeto Empreender, já trabalha em promoção de Natal. Fazem parte do grupo, as empresas Digital Vídeo, Cine Mania, Club DVD, Condor Vídeo, Copacabana DVD/Vídeo, Cristal Waters Vídeo, DVD Mania, Flash, FM Locadora, JK Locadora, Miami Vídeo, Millenium DVD, Montana Vídeo, Sanser DVD, Top Vídeo, Vitória DVD, Vídeolocadora Paraíso, Vídeo Mania, Zammis Vídeo e Lumiére Vídeo. Os nucleados idealizam premiação que inclui aparelhos de DVD, bicicleta e televisão. (foto) Empreender. O Projeto Empreender conta hoje com sete núcleos. Além de videolocadoras, representantes dos setores de academias, tecnologia da informação, buffets, agências de publicidade e propaganda e auto-escolas se uniram. A meta é chegar a 12 até o fim deste ano. Meta. O Empreender tem como objetivo principal promover o associativismo entre empresários do mesmo ramo, como forma de solucionar problemas que atingem toda a categoria. Reconhecimento. O Proe - Programa de Complementação Educacional, desenvolvido pela Aciu, em parceria com a Prefeitura de Uberaba, está em primeiro lugar no ranking do estado e em terceiro no país pelo número de empresas cadastradas e alunos colocados no mercado de trabalho. O levantamento foi feito pela CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil, apoiadora do Programa. USP. A FCETM vai oferecer cursos de pós-graduação com professores da USP (Universidade de São Paulo) a partir de fevereiro. No cronograma, MBA em Gestão Empresarial, Auditoria e Contabilidade, Administração de Recursos Humanos, Controladoria de Finanças, Marketing e Estratégias de Mercado (Lato Sensu). Informações pelo 3314-8383 ou www.fcetm.br. Lembranças. Benedito Jorge era proprietário do extinto Curtume São Jorge. Participou da diretoria na gestão de Edison Simonetti em 1966/1967, contribuindo para a instalação da FCETM. Consultoria em ação. A Consultoria Jurídica Tributária da Aciu apresentou, nos três primeiros meses de atendimento, média de dez pareceres. Os empresários e executivos associados são orientados sobre a aplicação da legislação tributária federal, estadual e municipal. Dica. “O resultado do trabalho proporciona o entendimento, cumprimento de suas obrigações legais e conscientização de seus direitos assegurados constitucionalmente”, enfatiza a advogada responsável, Lisandra Abreu. Também estão disponíveis gratuitamente para associados consultorias nas áreas trabalhista, cível/comercial e de crédito. Empresa. A Plasticeres é a única empresa da cidade que fabrica embalagens personalizadas impressas em polietileno. O cliente apresenta apenas a idéia e o restante do trabalho é desenvolvido pela empresa, inclusive a arte. Há 12 anos no mercado, o proprietário Helbert Higino Cuba – integrante da diretoria da Aciu, recentemente investiu na compra de novo prédio para melhor atender no bairro Santa Marta. (foto) Opinião. Questão relacionada à carga tributária motiva o diretor da Aciu, Revail Morais Silva, a se manifestar aqui na Conexão. “O que ocorreu neste primeiro semestre, foi um aumento de arrecadação da carga tributária (somatório dos tributos federais, estaduais e municipais arrecadados), em relação ao PIB - Produto Interno Bruto. Este crescimento de 0,25 pontos percentuais do PIB, vem demonstrar o envolvimento e o crescimento de diversos setores de nossa sociedade. É claro que se analisarmos cada setor produtivo, iremos encontrar alguns deles que não tiveram o mesmo desempenho, em função de tributação diferenciada e específica daquele setor. A nossa felicidade é poder constatar que neste primeiro semestre, nossos empresários demonstraram mais uma vez a sua força e a sua competência, ignorando todas as dificuldades, inclusive com a carga tributária e promovendo um grande aumento na produção”. Cursos Aciu: • Liderando com Sucesso, de 25 a 28/09, 19h às 22h, consultor Luiz Carlos de Souza. • Gestão da Cobrança, de 25 a 28/09, das 19h às 22h, advogada Lisandra Christian de Abreu. • Redação Empresarial, de 02 a 05/10, 19h às 22h, jornalista Patrícia Peixoto Bayão.