Roda de Negócios vai unir Uberaba e Argentina
05/10/2006
Reunião na Aciu, nesta quarta-feira (4), promoveu encontro do empresariado local com o cônsul-geral da Argentina, em Belo Horizonte, Ramón Villagra Delgado, e seu adjunto, Pablo de Angelis. Representantes das secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Econômico e das entidades de classe, como CDL, Cigra, Fiemg, Assuper, BPW e ABCZ, também participaram com o objetivo de estabelecer aproximação entre a cidade e o país vizinho, nas relações comerciais, culturais e de turismo. Na ocasião, o diretor da Aciu, Mauro Assunção Cecílio representante da Mac Design, expressou a necessidade de estreitar vínculos para que as transações comerciais possam ser feitas diretamente, sem atravessadores. “Usamos na empresa um arame de solda, produzido em Córdoba, que está entre os melhores do mundo”, disse. Mauro ressaltou o potencial argentino no setor moveleiro e propôs intercâmbio cultural englobando os universitários das instituições de ensino ligadas à área. Outro empresário que contribuiu com sugestões foi Carlos Eduardo Marzola, da Tecnaço. A empresa dele fará aquisição de uma máquina argentina específica para o corte do aço e começará a ganhar o mercado internacional, a partir da América Latina. Diante das idéias apresentadas e pensando na forma de implementar projetos de cooperação mútua, o visitante sugeriu que a classe promova o levantamento de cinco setores, detalhando empresas e produtos, para a realização de uma Roda de Negócios entre Uberaba e Argentina. “Detectamos muitas possibilidades aqui e esperamos que seja o início de um relacionamento duradouro”, completou o cônsul. As belezas e a tradição cultural da região também foram lembradas na reunião. O cônsul afirmou que estão previstas para a capital mineira, várias apresentações com artistas argentinos para o próximo ano e que a idéia é estender o calendário de eventos para o restante do estado por meio de prefeituras e universidades. “Vamos atuar nas três frentes, comércio, cultura e turismo para fomentar este processo de integração no qual estamos empenhados”, salientou. Rámon Delgado foi empossado no cargo, em abril deste ano, e Uberaba foi o primeiro município do interior a ser visitado.