Aciu recebe vice-presidente da República
23/10/2006
O vice-presidente da República, candidato à reeleição, José Alencar Gomes da Silva (PRB) esteve na Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), nesta terça-feira (17/10), para reunião com empresariado local. “Cheguei a Uberaba há 30 anos e fui recebido por Hugo Rodrigues da Cunha, ex-presidente desta casa. Ele pegou um mapa riscou no chão e nos fez acreditar que Uberaba era o centro do mundo e então trouxemos a indústria Minasplac para cá”, explicou o vice, enfatizando que Hugo fez com que acreditassem que a cidade era viável economicamente. Depois do encontro com o empresariado, houve reunião geral que contou com a presença do ministro do Turismo - Walfrido dos Mares Guia, do prefeito municipal - Anderson Adauto, além de representantes da CDL, Sinduscon, Assuper, OAB, Aspetro, Associação das Empresas dos Distritos I, II e III e do Reitor Pro-tempore da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Virmondes Rodrigues Júnior. Em seu discurso, José Alencar enfatizou que o governo Lula acabou com a inflação e ainda derrubou taxas. “Quando nós chegamos ao governo, a chamada Selic era 25 pontos e hoje está na casa de 13,75. O Lula sempre me disse “para fazer gol tem que limpar a jogada”. Agora, a jogada está limpa porque a inflação acabou. Hoje, a dona de casa pode ir ao supermercado e fazer compras tranqüila, o salário mínimo dá para comprar 350kg de arroz”, frisou o vice como forma de espantar os fantasmas que atingem a classe empresarial. Quanto às taxas de juros, outra preocupação constante do setor, Alencar disse que pretende fazer com que elas diminuam, assim como ocorreu com a Selic. “As taxas ainda estão lá em cima, está errado e tenho debatido isso com o Lula. De certa forma, é uma herança da inflação. Hoje, não são cobradas taxas reais, são muito acima do patamar racional”, frisou. O diretor executivo da Aciu, Pedro Umberto Carneiro, disse que ficou satisfeito com as colocações de Alencar. “Em síntese ele disse que o Brasil está agora preparado para crescer, já que tem credibilidade interna e externa. O governo vem investimento na infra-estrutura para que o custo Brasil fique cada vez menor. Nós conhecemos José de Alencar e sabemos de sua seriedade”, comenta. Ao final do encontro - dia de seu aniversário, José Alencar, que admitiu estar em campanha, comemorou também os números da nova pesquisa Datafolha que destaca o governo petista com 57% das intenções de voto, ou 19 pontos à frente do candidato Geraldo Alckmin (PSDB), com 38%.