Empreender participa do 10º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira
03/12/2014

Na última semana 27 e 28 de novembro, o Centro de Artes e Convenções da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto) sediou o 10º Encontro da Hotelaria e Gastronomia Mineira promovido pela FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), em parceria com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Ouro Preto.

Representantes do Núcleo de Turismo do Programa Empreender, da ACIU participaram do evento que foi marcado por oficinas gastronômicas, oportunidades de negócios, palestra e discussões de assuntos atuais, de grande interesse do setor de turismo, como cluster turístico, retrofit, governança, hotel independente, recepção, hospitalidade, segurança de alimentos, gastronomia mineira e desafios da hotelaria de lazer em Minas Gerais. Tradicionais fornecedores da hotelaria nacional apresentaram uma série de soluções para os hoteleiros de Minas Gerais.

A palestra “Turismo e Hotelaria Mineira: somos competitivos no cenário internacional?”, ministrada pela CEO da Vert Hotéis e ex-secretária de Turismo de Minas Gerais, Érica Drumond, esteve entre os melhores momentos do evento. Ela apresentou um estudo elaborado pela empresa de consultoria HVS, no início deste ano, que já apresentava perspectiva bastante preocupante da hotelaria de Belo Horizonte em razão da grande oferta de novos hotéis beneficiada pelos incentivos da Prefeitura local. Ela não poupou críticas à falta de novos centros para atender a demanda de eventos que é o propulsor da hotelaria.

Isabela Ricci, diretora executiva da Associação do Circuito do Ouro (ACO) apresentou a cartilha criada pelo setor de hotelaria de Minas Gerais – Turismo, Que Negócio é Esse?

O objetivo é informar como a atividade econômica do segmento acontece e também como se dá sua funcionalidade. Os públicos-alvo são o hoteleiro, agências de viagens e guias turísticos. Hoje, a maior dificuldade enfrentada é centralizar e fazer com que os setores conversem entre si. O desafio é levar essas informações sobre o trade, mas de uma maneira sistematizada”, destacou Isabela.

O grupo aproveitou a missão para conhecer os pontos turísticos de Ouro Preto que tem o título de Patrimônio Cultural da Humanidade (concedido pela Unesco em 1980) e Mariana que carrega o peso de ter sido a primeira capital do Estado.

Anna Paula Batista, coordenadora do Núcleo de Turismo, destacou que “A participação em missões como esta são de extrema importância para o crescimento do grupo, pois todos os empresários presentes voltaram com opções de melhorias para suas empresas e para o turismo da nossa região”.

Fonte: Aciu/ Empreender