Capacitação dos Gestores do Projeto Turístico Uai Paulista é Comemorada com Sucesso
04/02/2015

A participação desta última capacitação dos gestores públicos dos municípios que fazem parte do Projeto Turístico da Alta Mogiana - Roteiro Uai Paulista dos dias 02 e 03 de Fevereiro em Franca e Uberaba respectivamente é comemorada com sucesso pelo gestor do Projeto Manoel Pedro Leal.

Em Uberaba a capacitação foi realizada na manhã desta terça-feira, 03, na sede da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), e contou com o apoio do Núcleo de Turismo do Programa Empreender.

Estiveram presentes 15 representantes dos municípios de São Paulo e 08 de municípios de Minas Gerais em. Totalizando 52 participantes entre gestores públicos, integrantes dos Conselhos Municipais de Turismo e representantes de entidades parceiras.

Os participantes dessa capacitação tiveram uma aula de como formatar um roteiro turístico em sua cidade, utilizando seus principais atrativos. Eles tem até o próximo dia 28 para entregar esse roteiro.

De acordo com o gestor do Roteiro Uai Paulista, Manoel Pedro isso possibilitará ao projeto a inserção dos roteiros na peça promocional, a ser divulgada em nível nacional, com lançamento previsto para a segunda quinzena de março. “Oroteiro turístico é itinerário caracterizado por um ou mais elementos que lhe conferem identidade, definido e estruturado para fins de planejamento, gestão, promoção e comercialização turística”. Explicou o gestor.

Para a Gestora do Programa Empreender da Aciu, Anna Paula Batista, as ações em torno do fomento da área turística local e regional têm avançado bastante, diante dos novos apoios e de mais empresários entendendo a importância das capacitações oferecidas pelo Uai Paulista.

A Prefeitura de Uberaba também tem feito uma grande parceria. Eles tem apoiado muito as ações voltadas para a definição e divulgação dos roteiros turísticos, tanto locais quanto da região. “É importante difundir os nossos potenciais turísticos, dentre os quais, religioso, cultural e, agora, o turismo rural pelo Sindicato Rural de Uberaba”, observou a diretora do Departamento de Desenvolvimento do Turismo, da Prefeitura Municipal de Uberaba, Jannice Hueb Rocha.

O projeto conta com o envolvimento da Prefeitura Municipal de Uberaba/Departamento de Turismo, Núcleo de Turismo Programa Empreender/Aciu, Sinhorescon, Senac, Sebrae e Circuito dos Lagos.

As cidades participantes foram: Guará, Franca, Miguelópolis, Brodowski, Guaíra, Igarapava, Rifaina, Sertãozinho, Dumont, Monte Alto, Cajurú, Barrinha, Santo Antonio da Alegria, Ribeirão Corrente e Buritizal. Já os de Minas foram: Uberaba, Conceição das Alagoas, Sacramento, Delta, Santa Juliana, Fronteira, Campo Florido e Comendador Gomes.

LANÇAMENTO

Assim como o Sindifranca que é o idealizador do projeto.Todas as Prefeituras, Grupo Gestor, Amvale, Comam, Núcleo de Turismo (Empreender Uberaba) e demais parceiros, pretendem fazer um grande evento de lançamento oficial em Franca, no final do mês de março, com presença de autoridades da área.

Fonte: Aciu/ Empreender