Aciu e Utec visitam sede do MGTI
27/03/2015

Na última terça-feira, 24, a Coordenadora do Programa Empreender da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (ACIU), Anna Paula Batista e o Presidente da Associação das Empresas e Profissionais Autônomos do Segmento de Software e Hardware de Uberaba (Utec), Gill Mayron, estiveram na sede do MGTI em Belo Horizonte, para encontro com o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, deputado Miguel Corrêa.

Na ocasião, o secretário conheceu o programa MGTI, seus desdobramentos e iniciativas realizadas até o momento, nas cidades de Uberaba, Uberlândia, Viçosa e Juiz de Fora, com o objetivo de colocar Minas Gerais em posição de destaque no cenário nacional em TI.

O secretário ainda destacou o trabalho desenvolvido até o presente momento e a necessidade de intensificar a parceria entre as partes, a fim de promover a imagem de Minas Gerais no cenário brasileiro e mundial. Na oportunidade, Mauro Holtz, executivo da IBM, apresentou as ações que estão em andamento no Estado, colaborando para o crescimento do setor.

Programa MGTI 2022

Com o intuito de colocar o setor de tecnologia da informação mineiro em evidência no cenário nacional, as entidades representativas do setor, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação de Minas Gerais (Assespro-MG), Fumsoft, Sindicato das Empresas de Informática de Minas Gerais (Sindinfor) e Sociedade de Usuários de Informática e Telecomunicações de Minas Gerais (Sucesu-MG), além do Governo do Estado, Prefeitura de Belo Horizonte, órgãos públicos e privados não mediram esforços para elaborar o programa intitulado MGTI 2022.

O MGTI 2022 refere-se a um projeto de maturação, sendo as ações realizadas dentro de um planejamento de longo prazo.

Seu grande desafio é contribuir para o crescimento expressivo do setor de TI em Minas Gerais.

As ações do programa estão divididas em quatro eixos: capacitação, para suprir a demanda de profissionais no estado; geração de negócios (inclusive com incentivos para a formação de consórcios e internacionalização das empresas); adequação do ambiente regulatório; e a criação do Condomínio Empresarial de TI (ambiente físico e virtual compartilhado para os empreendimentos do setor).

Em 2022 o Brasil completa 200 anos de sua independência e a verdadeira independência é o domínio do conhecimento.

Fonte: Aciu/ Empreender