Projeto de 'Terminal Integrador' é apresentado para a diretoria da Aciu
31/03/2015

A diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba, através do presidente Manoel Rodrigues Neto, se reuniram nesta segunda-feira, dia 30, com representantes da empresa VLI – Valor da Logística Integrada –, especializada em operações logísticas, que apresentaram para a diretoria o projeto do "Terminal Integrador Uberaba (TI Uberaba)" para transbordo e armazenagem de grãos e açúcar na cidade. Estiveram presentes Verônica Pacheco, Analista de Relações Institucionais, Edson Dorigon, Gestor do projetos, Fabio Zancanaro e Saneev Marques, do setor de Suprimentos da VLI.

O encontro na entidade de classe, foi também para estreitar laços e promover possíveis contatos dos empresários de Uberaba e região para serem prestadores de serviço. As obras já começaram neste primeiro trimestre e serão investidos, aproximadamente, R$ 230 milhões. O empreendimento está interligado à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), na rota agrícola do Corredor Centro-Sudeste, com destino à exportação pelo terminal portuário da VLI em Santos (SP).

O terminal está previsto para entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2016, após a conclusão da primeira etapa das obras. O projeto gerará cerca de 600 empregos durante as obras e 300, entre próprios e terceiros, a partir do início das operações. Os representantes da empresa acreditam que esse novo investimento em logística atrairá muitas empresas, como postos, indústrias de caminhões e trabalhadores, o que vai movimentar a economia de Uberaba e região.

O terreno do terminal está localizado no km 116 da BR-050, em Uberaba. Os galpões de armazenagem e as edificações compreenderão uma área construída de, aproximadamente, 23 mil m². Além disso, mais de 127 mil m² irão englobar uma área pavimentada, a construção de vias de acesso, um desvio ferroviário e um estacionamento para carros e caminhões.

Para o presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, é importante valorizar os empresários locais e fazer este contato com a empresa VLI, que irá apresentar os fornecedores para a construtora que está executando a obra do terminal. “O nosso papel é buscar o desenvolvimento para a cidade de Uberaba. A oportunidade foi lançada para as pequenas, média e grandes empresas, e esperamos que a empresa volte à Aciu para indicar à sociedade uberabense quantos e quais serviços e produtos, bem como o valor total das aquisições no mercado local, demonstrando transparência e responsabilidade social com a cidade de Uberaba”, ressaltou Manoel.

Anualmente, o terminal terá capacidade de movimentar 6,3 milhões de toneladas de grãos e 2,4 milhões de toneladas de açúcar. As cargas originárias do Mato Grosso (MT), Goiás (GO) e Minas Gerais (MG) chegarão ao local por meio de transporte rodoviário. De lá, os produtos seguirão de ferrovia para o porto de Santos.

Estrutura
O TI Uberaba segue o modelo dos terminais multimodais implantados pela VLI em outras regiões do Brasil. As unidades funcionam como polos concentradores de carga, aumentado a agilidade do escoamento de produtos pela ferrovia até o porto. O projeto contempla a construção de uma ‘pera’ ferroviária, interligada à FCA – trata-se de uma moderna solução logística em formato circular, que possibilita o transbordo da carga sem necessidade de desmembrar o trem.

Com equipamentos de alta tecnologia e automatização do controle da estrutura, o TI Uberaba ainda terá tulhas ferroviárias para dois vagões, permitindo o carregamento de dois trens simultaneamente. Além disso, contará com um prédio para classificação dos grãos, cinco balanças rodoviárias, uma balança ferroviária dinâmica, 14 balanças de batelada para carregamento automático de grãos de outras 14 para carregamento de açúcar. Estes sistemas integrados permitirão o carregamento de trens com até 90 vagões no terminal. Será possível liberar cinco composições por dia para transporte de grãos e outras duas com açúcar.

A construção do terminal em Uberaba visa atender a demanda crescente de exportação de grãos no país, colaborando para a redução de gargalos logísticos no transporte de cargas. O posicionamento geográfico do empreendimento favorece o fluxo constante de produtos pela ferrovia.

A unidade integrará o Corredor Centro-Sudeste, que concentra investimentos na ordem de R$ 4 bilhões até o fim de 2017. Com a conclusão de todas as obras e estabilização dos ativos, o sistema contribuirá para a retirada de, aproximadamente, 1.500 caminhões por dia das estradas com destino a Santos.

Lembrando que as empresas devem se cadastrar pelo site da empresa www.vli-logistica.com na aba “fornecedores”. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato pelo e-mail:cadastro.fornecedores.vli@vli-logistica.com.br.

Em seguida, o presidente abriu espaço, para os representantes da Inca – Incineração e Controle Ambiental Ltda, que contou com a presença de Leonardo Cavalcante, gerente industrial da Inca – Incineração e Controle Ambiental e Emílio Figueiredo, Engenheiro Ambiental.

A empresa com sede em Prudente de Moraes, instalou sua terceira filial em Uberaba, no mês de fevereiro, cujo investimento em Uberaba foi de cerca de R$ 15 milhões e gerou até o presente momento 20 empregos diretos, contratados através do Sine.

Atualmente, ela opera com dois fornos e a previsão e de dar inicio a instalação de mais dois fornos em abril.

O gerente industrial da empresa, Leonardo Cavalcante, fez uma breve apresentação do tratamento térmico de resíduos explicando como a empresa atua, como funciona o sistema operacional e os cuidados ambientais empregados. “A Aciu é uma entidade importante na cidade e tem grandes, médias e pequenas empresas que poderão utilizar do nosso serviço. Esperamos o apoio da entidade, para captar esses novos clientes de Uberaba e também da região”, finalizou Leonardo.

Listagem com quantidades, tipo e prazos dos produtos e serviços para a obra do Terminal de Uberaba. Clique aqui para baixar

Fonte: ACIU