Presidente da Aciu, apresenta o PACE no III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS) em Brasília
09/04/2015

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, Manoel Rodrigues Neto, apresentou nesta quinta-feira, 09, durante o III Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado em Brasília (DF), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, os trabalhos e os bons resultados obtidos pelo Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual – Pace. O convite foi feito pela Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem Empresarial.

O assunto debatido foi: “As dificuldades na arrecadação da dívida ativa: alternativas para otimização da cobrança”. O processo judicial de cobrança não tem demonstrado ser a via mais adequada para conferir vazão ao quantitativo das cobranças da dívida ativa nos municípios, tornando-se regularmente um incentivo para a inadimplência. Diante disso, o debate da mesa discutiu alternativas para o desenvolvimento de sistemas mais eficientes de arrecadação da dívida ativa.

Os palestrantes convidados foram: Presidente da Aciu, Manoel Rodrigues Neto, Edilberto Carlos Pontes Lima, do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Nelson Corona, secretário municipal de Fazenda de Joinvile – SC, Cristiane Nery, procuradora do município de Porto Alegre – RS, Francisco Sérgio Nalini, secretário de Fazenda do município de Ribeirão Preto, Márcio Coqui Tunholli, Gerente Executivo da Diretoria de Governo do Banco do Brasil, Gilberto Silva Ramos, secretário Municipal Adjunto de Arrecadação de Belo Horizonte -MG e Mary Brito Silveira, secretária municipal de Fazenda de São José do Rio Preto – SP.

O presidente da Aciu, apresentou o PACE aos participantes que nos últimos quatro anos existência, foram R$ 13.111.326,04 de créditos recuperados para o município de Uberaba através do PACE.

“A conciliação permite recuperar os débitos em menor tempo, o que é importante principalmente para recompor o capital de giro dos pequenos negócios. Ao mesmo tempo viabiliza uma negociação, mantém o relacionamento mais amigável entre as partes, e abre a possibilidade, para o cliente, que poderá voltar a consumir após superar as dificuldades financeiras”, avalia Manoel.

A instituição tem parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas),a Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), e SEBRAE-MG.

Lembrando que o evento, organizado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), reúne autoridades municipais, estaduais e federais com o objetivo de mobilizar gestores públicos a incluir o tema da sustentabilidade em seus programas de governo e criar agendas propositivas de desenvolvimento sustentável.

O III Encontro dos Municípios contou com mais de 8 mil inscritos, o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país teve início no dia 07. Além da cerimônia de abertura, a programação contou com Eventos Parceiros, Arena de Diálogos, Praça de Boas Práticas e Caminho das Cidades. Na quarta-feira (8), o destaque do evento foia 67ª Reunião Geral da FNP e nesta quinta-feira (9), a posse da nova diretoria da entidade.

Fonte: ACIU