Presidente da Aciu participa da visita com ministro de Ciências e Tecnologia Inovação Aldo Rebelo
08/05/2015

O presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba – Aciu, Manoel Rodrigues Neto, o diretor da Aciu Antônio José Bessa e a Coordenadora do programa Empreender da Aciu, Anna Paula Batista, participaram na manhã desta sexta-feira, 8, da comitiva que acompanhou a visita do ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, que visitou o Parque Tecnológico.

O evento aconteceu na Univerdecidade e contou com a participação do secretário estadual Altamir Roso, o prefeito Paulo Piau, o presidente da Câmara de Vereadores Luiz Dutra, empresários, reitores e pesquisadores.

O objetivo foi apresentar ao ministro o espaço e as atividades que serão e estão sendo desenvolvidas no local que está transformando Tecnologia em negócio, de Uberaba para o mundo.

Rebelo recebeu o projeto de implantação do Centro de Turbinas a Gás e falou sobre as ações do Ministério. “Eu tinha noção do significado, do pioneirismo e da evolução que o Parque Tecnológico promete em Uberaba. Sobre a perda de emendas parlamentares de R$ 15 milhões para serem investidos em pesquisas pelas instituições de ensino que compõem o Parque Tecnológico, Aldo reconheceu que o país está num momento de contenção, mas garantiu que ainda haverá recursos para ações do seu Ministério. “Nós vamos apoiar a cidade no que estiver ao seu alcance”, destacou.

Já em operação, construído em uma área superior a 15milhões de m2, o Parque Tecnológico faz parte do Programa Inova Uberaba, que vai transformar Uberaba em uma das principais cidades tecnológicas do País.

Criado por lei municipal e apoiado por uma ampla rede de parceiros, seu objetivo é formar um ambiente de sinergia, dinâmico e inovador, que integre empresas, universidades, centros de pesquisa e governo.

O Parque Tecnológico oferece condições privilegiadas para a instalação e operação de empresas, instituições e indústrias de base tecnológica no seu centro de negócios. Biotecnologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Energia e Agronegócio são as principais áreas de atuação.

Abriga importantes Universidades e Centros de Pesquisas, está próximo a grandes empresas nos Distritos Industriais e possui entorno com 3 milhões de m2 de áreas verdes preservadas.

Serão disponibilizados espaços para empresas e instituições de ensino e pesquisa, laboratórios, salas de reunião e vídeoconferências, anfiteatros e centro de convenções e espaços de co-working.

O Parque abriga também o escritório da Biorrota, que reúne os principais negócios de biotecnologia da região metropolitana do Triângulo Mineiro. Nas laterais da BR 050, nos 100km que passam pelo município, estão presentes importantes empreendimentos de biotecnologia, ao lado das principais Centrais de Genética, Centros de Comercialização e validação de tecnologias, além de exemplos de agricultura altamente tecnificada.

Para o presidente da Aciu, é importante a visita do ministro Rabelo, pois pode conhecer todo o ambiente de pesquisa e inovação existente, além da possibilidade do município se transformar em um dos mais importantes polos de desenvolvimento na atração de empresas de alto conteúdo tecnológico.

Após o almoço o ministro visita na ExpoZebu Dinâmica, na Estância Orestes Prata Tibery Júnior onde o coordenador, João Gilberto Bento, mostrará as novidades da feira que termina hoje (08/05). Logo mais, a diretoria da ABCZ fará uma apresentação sobre a “Aplicação da genômica na seleção das raças zebuínas”. Na mesma oportunidade, o ministro divulgará o projeto C&T voltado para as áreas de pecuária e agricultura.

Fonte: Aciu