Oasis é referência no apoio às crianças e adolescentes portadores de câncer
Por Comunicação Aciu | Publicada em 25/11/2024

Uberaba se destaca por ter a Organização dos Amigos Solidários à Infância e à Saúde – Oasis, que há quase 30 anos é referência na assistência a crianças e adolescentes em tratamento de câncer e doenças do sangue na região. Desde a sua fundação, em junho de 1995, a instituição oferece atendimento gratuito aos pacientes na faixa etária de zero a 18 anos incompletos, e seus familiares, dos municípios da região Triângulo Sul, que estejam em tratamento pelo SUS. O encaminhamento é feito pelo Hospital de Clínicas da UFTM, pelo Hemocentro Regional de Uberaba ou, ainda, por outras equipes médicas especializadas nesta área.
A sede própria da Oasis, na rua Miguel Abdanur, no bairro Leblon, é considerada uma grande conquista. Depois de passar por espaços alugados, a construção começou cinco anos após o início das atividades. Hoje, o local dispõe de estrutura para hospedar até oito pacientes e seus familiares.
Além da hospedagem, a instituição oferece atendimento pedagógico para reforço escolar aos pacientes, suporte às famílias com apoio psicológico, assistência social, terapia ocupacional, oficinas e outras atividades. Também são ofertados os medicamentos para o tratamento e cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade. Outra ação é o projeto “Casa Amiga”, que auxilia nas adaptações necessárias nas residências dos pacientes.
Por meio da parceria com o Instituto Ronald McDonald, a Oasis viabilizou a compra de equipamentos e treinamento das equipes para instalação da Unidade de Transplante de Medula Óssea no Hospital de Clínicas, que já promove procedimentos em adultos.
Todo esse trabalho só é possível com um time de cerca de 50 voluntários. Uma delas é a atual presidente Maria da Conceição Carvalho Abreu, conhecida como voluntária ‘zero’. “Meu marido Virgílio Abreu foi o idealizador da Oasis, ao lado do Dr. Hélio Moraes, por isso estou aqui desde o primeiro dia. É muito gratificante ver todo este trabalho, cada dia com voluntários mais atuantes”, revelou.
Ela destaca o empenho do grupo para a promoção de eventos, essenciais para complementar os recursos necessários para a manutenção da instituição, que também conta com convênios com o poder público. “Buscamos amparar cada paciente e sua família, trabalhando o fortalecimento físico e emocional, visando otimizar o tratamento e minimizar as situações adversas em prol da cura ou da estabilização e controle da doença”, concluiu.
A Oasis será homenageada como instituição filantrópica com a Comenda Gilberto Rezende, honraria concedida pela Aciu. A entrega será no dia 30 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos da ABCZ, durante a celebração dos 101 anos da Associação.
Juliana
Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu