Professor Baraúna: investir em educação é transformador

Por Comunicação Aciu | Publicada em 26/11/2024

post


A rotina de Benedicto José Baraúna Júnior é intensa. Ele divide seus dias da semana entre quatro cidades: Uberaba, Araras, Pirassununga e Ribeirão Preto, onde é mantenedor das unidades do Colégio Objetivo Integrado. Além de administrar esse sistema de ensino, permanece exercendo uma de suas paixões: ser professor.


Formado em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP, Baraúna migrou sua carreira para as salas de aula em 1989, quando assumiu a disciplina de matemática no Colégio Objetivo, em São Paulo. Também escreveu livros para o sistema de ensino, incluindo material para o vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).


Poucos anos depois, decidiu empreender no ramo da educação e não parou mais. Em 1994, implantou uma unidade do Colégio Objetivo Integrado no município de Pirassununga. Em 2016, veio a segunda unidade, em Araras. Em 2020, inaugurou o Objetivo Integrado Uberaba, e neste ano abriu a escola em Ribeirão Preto. Somente em Uberaba são 1.100 alunos, do fundamental até o pré-vestibular, e mais de 100 colaboradores.


“Uberaba me surpreendeu bastante, com ótimo acolhimento dos alunos e muito interesse na área educacional. A cidade mostrou que tem grande potencial para a ampliação da rede de ensino”, disse Baraúna. Para 2025, a previsão é atender 1.500 alunos e incluir o ensino maternal.


O sucesso da unidade em Uberaba também é resultado do trabalho do seu sobrinho, o administrador José Diogo Baraúna, seu braço direito na gestão do Colégio. “Ele é um jovem dedicado e se empenhou muito para a unidade se tornar referência no ensino da cidade”, afirmou.


Para o próximo ano, professor Baraúna tem um novo desafio: inaugurar mais uma unidade do Colégio Objetivo Integrado, desta vez no Piauí. “Investir em educação é transformador e gratificante. Educação é algo nobre, que faz o país crescer”, afirmou.


Baraúna é casado com Paula Avoglio Baraúna, pai de Sofia e avô de João Benedicto.


Benedicto José Baraúna Júnior será homenageado com a Comenda Gilberto Rezende, honraria concedida pela Aciu. A entrega será no dia 30 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos da ABCZ, durante a celebração dos 101 anos da Associação.


Juliana Fidelis
Assessoria de Imprensa - Aciu