Amigos comandam a maior plataforma digital de comercialização de grãos da América Latina

Por Comunicação Aciu | Publicada em 28/11/2024

post


Quando eram jovens, os amigos Pedro Paiva, Frederico Marques e Alexandre Borges jamais imaginaram que, no futuro, estariam à frente de uma das startups mais promissoras do Brasil. Há oito anos, eles comandam a Grão Direto, a maior plataforma digital de comercialização de grãos da América Latina.


A ideia do negócio surgiu de uma necessidade enfrentada por Pedro Paiva, enquanto trabalhava na revenda agropecuária da família. “Eu precisava comprar milho e não conseguia encontrar. Pensando em formas de melhorar este relacionamento entre comprador e produtor, percebi a oportunidade de criar uma plataforma para reunir as ofertas de compra e venda de grãos”, contou.


Para estruturar o empreendimento, ele buscou o suporte e a experiência dos amigos de juventude, cada um com formação em uma área – Pedro em Engenharia de Produção/USP, Frederico em Ciências da Computação/Unicamp e Alexandre em Administração/FGV. “Passamos um mês em São Paulo, discutindo a ideia e participando de um Programa de Aceleração de Startups, em parceria com o Google. Saímos de lá com o melhor projeto e fundamos a Grão Direto, em 2016”, revelou Pedro.


Dois anos depois, com a primeira rodada de investimentos, a Grão Direto inaugurou sua sede e contratou os primeiros funcionários, ampliando a criação de soluções e o relacionamento com os clientes. Novos aportes de investidores vieram e a startup se consolidou como a principal plataforma digital no segmento de grãos, com mais de 140 colaboradores, ainda contratando mais, e milhares de clientes em todo o país. Entre os investidores estão gigantes do setor agroindustrial, como ADM, Amaggi, Basf, Bayer, Cargill e LDC.


A expertise em negociação e precificação permitiu à Grão Direto ampliar o leque de soluções oferecidas para outras etapas do processo de comercialização, como planejamento, formalização, integração e execução. Um exemplo é o cartão de crédito exclusivo para produtores rurais, com benefícios como o pagamento sincronizado ao ciclo de produção.


O sucesso da Grão Direto pode ser visto em números. Em 2021, a plataforma comercializou 1 milhão de toneladas de grãos. Em 2022, alcançou essa marca em seis meses; em 2023, em três meses; e, em 2024, atingiu 1 milhão de toneladas em apenas um mês.


Para o futuro, a Grão Direto planeja seguir inovando e aprimorando a experiência do usuário, seja comprador ou vendedor, colaborando para o melhor negócio. “O produtor de grãos acredita na tecnologia e tem a necessidade de melhorar a sua produtividade. A digitalização no setor de commodities agrícolas ainda não tem um fluxo tão comum, mas está avançando. Acreditamos que esse processo terá um crescimento significativo até o final de 2025. Ninguém faz o que nós fazemos e estamos empenhamos em levar para o ambiente digital todo o volume de transações que ainda acontecem de maneira tradicional”, afirmou Pedro Paiva.


Pedro Paiva, Frederico Marques e Alexandre Borges serão homenageados com a Comenda Gilberto Rezende, honraria concedida pela Aciu. A entrega será no dia 30 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos da ABCZ, durante a celebração dos 101 anos da Associação.


Juliana Fidelis

Assessoria de Imprensa - Aciu