Outubro Rosa: Prefeitura oferta mais de 800 vagas para mamografia neste mês

Por Comunicação Aciu | Publicada em 17/10/2025

post

O Outubro Rosa é um movimento que fortalece a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. A data também serve para reforçar a importância do autocuidado e abordar a saúde da mulher de forma mais ampla. O câncer de mama é o tipo mais incidente entre as brasileiras (excluindo o de pele não melanoma) e, também, a principal causa de morte por câncer na população feminina. Para 2025, são estimados 73.610 novos casos.


Uma das ações em Uberaba neste mês é a oferta de 800 vagas para exames de mamografia a pacientes que estão cadastradas na Fila Eletrônica, pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A iniciativa do município ocorre por meio de convênio com os Hospitais Mário Palmério e Doutor Hélio Angotti. Números de 2024 apontam que, no período, foram feitas 10.906 mamografias no município. Já neste ano, de janeiro a julho, foram 3.869 exames da mama.


A Diretoria de Atenção à Saúde também destaca, no âmbito dos cuidados com a saúde da mulher, que o exame de DNA HPV está sendo ofertado em todas as Unidades de Saúde da Atenção Básica de Uberaba. O teste é indicado para mulheres de 25 a 64 anos e apresenta maior sensibilidade em comparação ao exame de Papanicolau tradicional, permitindo a detecção de alterações antes mesmo do surgimento das lesões no colo do útero.


As marcações ocorrem exclusivamente pela equipe da Fila Eletrônica da SMS, por meio do número (34) 3331-2700, que não recebe chamadas. Em caso de impossibilidade de comparecimento, o cidadão deve comunicar pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160. O contato também pode ser feito via WhatsApp (34) 3331-2781, canal oficial que envia todas as informações sobre data, horário e local do exame.
Por segurança, o serviço não solicita documentos, áudios ou informações pessoais via aplicativo. Pacientes que confirmam o agendamento e não comparecem são retirados automaticamente da fila, sendo necessário passar por nova avaliação na Unidade Básica de Saúde para reinserção.


Juliana Fidelis 

Assessoria de Comunicação - Aciu