Discurso de Posse
Presidente Ander Cadima
31/01/2022

Ser eleito para comandar uma entidade de prestígio é uma honra muito grande, mas ser reeleito, com certeza tem um gosto especial. A validação do nosso trabalho, pela diretoria e por nossos associados nos dá forças para fazer ainda pela nossa instituição pelos próximos dois anos. E não é qualquer biênio, é o biênio da chegada do centenário. Em 2023 nossa amada Aciu completará seus 100 anos. É muita honra e uma emoção muito grande poder presidir esta entidade tão respeitada que é a Aciu, na véspera de uma data tão significativa. Deus e N.Sra da Aparecida conduzirão nossos passos, assim como fizeram nesses últimos dois anos.

Que por sinal, foram anos muito desafiadores. Vimos a disseminação de uma doença chegar a patamares assustadores e levar muitas vidas, assim como muitos CNPJ’s. Nesta mesma solenidade, há 24 meses atrás, ninguém poderia imaginar tudo isso. Tomamos posse no fim de janeiro de 2020 e a pandemia chegou por aqui em março, quando estávamos ligando os motores para iniciar os trabalhos.

Mais uma vez nossa casa mostrou sua importância. Permanecemos de portas abertas, trabalhando pelo empresariado. Participamos de inúmeras iniciativas em defesa da classe, na esfera municipal, estadual e federal. E com o avanço da vacina e a flexibilização das medidas, andamos com alguns projetos e pudemos realizar ações em benefício do nosso associado, como novas parcerias e convênios. Iniciamos também melhorias na nossa infraestrutura, realocando alguns espaços, construindo banheiros novos banheiros no térreo, entre outras intervenções.

Desenvolvemos um projeto moderno e que permitirá que possamos oferecer ainda mais conforto aos nossos associados, parceiros e visitantes. Daremos continuidade nessas e outras melhorias. Tantas iniciativas em prol da nossa Associação são fruto do trabalho de uma equipe forte: nossa diretoria e colaboradores. Quero agradecer a todos vocês, em nome da minha vice-presidente Lídia Prata, que topou o desafio comigo, de estarmos mais dois anos à frente da instituição.

Agradeço também meus pais, Luiz Cadima e Estelita, por tudo que me ensinaram, principalmente sobre responsabilidade e honestidade. Meu muito obrigado à minha esposa Gláucia e meus filhos, Roberta e Matheus. Quando você se propõe a assumir uma instituição e trabalhar voluntariamente por ela, sua família também estará se doando, afinal, são dois anos de muita dedicação e renúncia. Minha gratidão também ao meu irmão, Nei Lucio Cadima, meu sócio e companheiro, que sempre me apoiou em todas as minhas decisões.

Associados aqui presentes, amigos, representantes de entidades classistas, empresários, companheiros de associações vizinhas, profissionais da imprensa e todos que nos prestigiam esta noite, muito obrigado.

Uberaba, 31 de janeiro de 2022
Anderson Cadima
Presidente da Aciu
Biênio 2022/2023

97 anos de associativismo

Quando falamos que para o empresário não existe sábado, domingo, feriado ou dia santo, muitos dizem ser balela, mas, prova disso é o dia da semana em que a Aciu foi fundada, um domingo, dia 16 de dezembro. Neste dia, há 97 anos atrás, nasceu a Associação Comercial e Industrial de Uberaba, em uma sala cedida pelo Jockey Club, contando com a presença de 52 empresários.

Muitos foram os capítulos da história de Uberaba que a Aciu esteve presente e atuante, muitas foram as lutas em defesa do empresariado. 2020 vem sendo um ano totalmente atípico e nossa diretoria, que havia tomado posse há menos de dois meses no início de março, precisou adiar uma série de projetos devido à pandemia. Porém, mesmo com uma agenda de eventos e ações pausada, nossa instituição mostrou ainda mais a sua força.

Desde o início da pandemia, redobramos a atenção ao empresariado e nosso associado. Integramos o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e repassamos todas as informações e ações necessárias durante os períodos de fechamento do comércio, depois durante a reabertura responsável das atividades, sempre de forma transparente e atuante. Produzimos diversos materiais explicativos, cartilhas, participamos de entrevistas, programas de TV, sempre com o intuito de manter o empresário o mais informado possível.

Além da participação ativa da entidade classista nos assuntos tocantes à Covid, nossa diretoria dedicou boa parte do tempo para organizar e implantar mudanças internas na organização, reestruturar serviços antigos e também criar novos. Este período foi importante também para voltarmos os olhares pra dentro da nossa casa, repensar algumas estratégias, rever serviços e parcerias. Finalizamos o ano muito satisfeitos com o trabalho que conseguimos realizar, disponibilizando mais parcerias e convênios para nosso associado, como plano de saúde, serviço de logística e frete, telemedicina, entre outros.

No próximo ano, com um novo governo municipal e uma nova legislatura na Câmara de Vereadores, acreditamos que muitos serão os desafios dos novos representantes políticos, uma vez que a pandemia ainda não acabou. Nossa prefeita eleita e os 21 vereadores terão muito trabalho e uma realidade bem complexa, mas acredito que todos estarão empenhados em trabalhar pela nossa cidade, assim como a Aciu, que estará à disposição de todos, de forma apartidária, como sempre fez.

Desejo que daqui cem anos as pessoas se lembrem da união, do comprometimento e da determinação de todos que passaram pela casa Aciu, com o ideal de construir uma cidade melhor para todos.

Uberaba, 16 de dezembro de 2020
Anderson Cadima
Presidente da Aciu
Biênio 2020/2021

Discurso de Posse
Presidente Anderson Cadima
27/01/2020

Boa noite a todos,

Para mim é muita honra e uma emoção muito grande poder presidir esta entidade tão respeitada que é a Aciu, uma entidade que é referência, por sua representatividade e que há quase 100 anos cumpre o seu papel em nossa cidade. Primeiramente quero agradecer a Deus e N.sra Aparecida por poder estar aqui neste momento.

Quero aqui saudar meus pais, Luiz Cadima e Estelita, por terem me ensinado os valores da vida, muita ética e responsabilidade para enfrentar de forma honesta e cabeça erguida o meu dia a dia. Agradecer à minha esposa, Gláucia, que sempre esteve ao meu lado me dando força em toda minha jornada (já há 25 anos) e também aos meus filhos, Roberta e Matheus, por me apoiarem nos meus desafios.

Agradeço a toda minha família, em especial ao meu irmão, Nei Lucio Cadima, meu sócio e grande companheiro, que sempre me apoiou em todas as minhas decisões. Agradeço também a todos os associados aqui presentes, amigos, representantes de entidades classistas, empresários, companheiros de associações vizinhas e todos que nos prestigiam esta noite.

Nesta gestão, a aciu contará pela primeira vez em sua história com uma mulher no cargo de vice-presidente. Quero agradecer à Lídia, por ter aceito o convite e em seu nome cumprimento toda diretoria aqui empossada, na qual estaremos juntos enfrentando os desafios do biênio 2020/2021, mantendo a Aciu forte e respeitada.

Nós empresários iniciamos o ano de 2019 com muitas expectativas e incertezas de como seria o caminho do nosso país, uma vez que os novos governantes acabavam de assumir seus cargos. Foi mais um ano difícil, medidas e ações foram implementadas e vimos algumas reformas saírem do papel, como a trabalhista e a da previdência, mesmo que um pouco tímidas.

Chegamos ao fim de 2019 mais otimistas, pois, os juros estão em baixa, a economia deu uma pequena aquecida, o setor automobilístico cresceu, a taxa de desemprego caiu, a construção civil está com ótimas perspectivas e isso é sinal que a economia brasileira está ganhando tração. É um crescimento ainda pequeno, mas sadio.

Nossa entidade acredita que mesmo que a nossa economia tenha dado passos curtos, não podemos ficar de braços cruzados esperando as mudanças. Temos que fortalecer nossas empresas e capacitar nossos colaboradores. Para este biênio nosso principal objetivo é estarmos bem próximos dos associados da Aciu, lutando pelas demandas do empresário uberabense e participando das ações para melhorias em nossa cidade.

Uma participação forte junto a nosso associado inclui a criação de oportunidades para capacitar e qualificar cada vez mais os seus colaboradores, por meios de novos serviços oferecidos pela instituição. Acreditamos que assim teremos o engajamento profissional necessário e a qualificação das equipes, fatores importantes para o sucesso das empresas. Também iremos focar nas inovações e tecnologias que o mercado nos oferece.

Continuaremos oferecendo serviços, soluções e treinamentos para o desenvolvimento do empresário uberabense, além de continuar na busca por novos projetos para a instituição e para nossos associados. Agradeço a confiança depositada pelos associados em mim e em toda a nova diretoria. Estou ciente de que é enorme a minha responsabilidade em dar continuidade ao trabalho de tão ilustres presidentes que me antecederam e que fizeram desta associação uma das mais importantes e respeitadas de Uberaba.

Eu, que há mais de 20 anos estou na diretoria desta casa, me comprometo a cumprir meu mandato com muita dedicação e respeito à história da Aciu. Agradeço também aos colaboradores da Aciu e reforço que estamos contando com todos vocês para mais esta jornada. Contem com toda minha garra e desempenho à frente da Aciu.

Quem ama cuida. Eu amo a aciu, por isso estou aqui para cuidar dela. Obrigado a todos. Boa noite.

Anderson Cadima
Presidente da ACIU
Biênio 2022/2023
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2022 - Todos os direitos reservados.
By UNK.