Confira o que abre e o que fecha no feriado de 7 de setembro em Uberaba
03/09/2020

De acordo com informações do Sindicomércio Uberaba, para este feriado da Independência, dia 07 de setembro, as lojas de rua poderão funcionar de forma facultativa em jornadas de seis ou oito horas. Para o segmento de gêneros alimentícios, o funcionamento também é facultativo. Já os shoppings centers estão com abertura permitida das 13h às 20h. O funcionamento está respaldado em convenção coletiva, que já determinou a abertura do comércio para os feriados que acontecem em 2020 e 2021.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu estará fechada na segunda-feira, dia 07, devido ao feriado, mas retorna seu atendimento na terça-feira, dia 08. Devido à pandemia do coronavírus, a Associação está funcionando em horário especial, das 9h às 17h. O Balcão de atendimentos do SPC está funcionando das 9h às 15h. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda-feira, dia 07. A instituição reforça que as agências bancárias estão funcionando com limite de pessoas no interior das agências e apenas com transações essenciais.

Órgãos municipais

As repartições públicas municipais da administração direta e indireta estarão fechadas no feriado (7 de setembro), voltando ao atendimento no dia 8. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante e o Samu funcionam 24 horas por dia, ininterruptamente. As Unidades Básicas, Matriciais e Regionais de Saúde, bem como as farmácias básicas e a Farmácia Solidária não funcionam, voltando ao atendimento na terça-feira (08). No dia 07, a Farmácia da UPA São Benedito funciona das 10h às 18h para atendimentos das demandas da unidade. Já a Farmácia Central, na Rua Governador Valadares, funciona das 7h às 19h para atendimento de farmácia básica. A Central de Ambulâncias funciona somente para pacientes de hemodiálise, quimio e radioterapia (pré-agendado) no feriado.

Turismo e lazer. Parques, matas, bosques, zoológicos e similares estão com visitação suspensa. Os Museus de Arte Decorativa (MADA) e Arte Sacra estão fechados por decreto, enquanto o Memorial Chico Xavier está fechado para reforma, bem como por decreto.

Educação. O administrativo das escolas municipais, que abre as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h não será afetado pelo feriado.

Transporte coletivo. A Superintendência de Transporte Público informa que na segunda (7), a frota de ônibus circulará com a tabela de domingos e feriados. Os horários poderão ser consultados no aplicativo Busu e no site da Prefeitura de Uberaba.

Funcionamento Codau

A Codau informa que a coleta de lixo será normal durante o feriado de 7 de setembro.A empresa responsável pelo serviço, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, permanecerá com a sua programação habitual. Lembrando que o lixo deve ser colocado para fora da residência apenas nos dias e horários em que a coleta acontece em cada bairro. Em caso de dúvidas, a população pode consultar a programação pelo Fale Codau 115.

No feriado de 7 de setembro, as unidades administrativas da Codau estarão fechadas, incluindo o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 4295 – Centro. O funcionamento será retomado na terça-feira (8). Lembrando que, em virtude da pandemia do Covid-19, o SAC da Codau está atendendo ao público apenas com agendamento. Os interessados devem entrar em contato pelo Fale 115 ou 3318-6090 para agendar um horário, que também pode ser feito pelo site da Companhia (www.codau.com.br).

Durante o feriado, os serviços emergenciais de água e esgoto permanecem em atividade, em sistema de plantão, assim como o atendimento a essas demandas, via Fale Codau 115, que funciona 24h.

Desfile da Independência

O Desfile da Independência continuará acontecendo em Uberaba, mas desta vez, por meio de uma carreata que rodará boa parte da cidade e será transmitida online pelo Facebook da Prefeitura de Uberaba. O início da carreata acontecerá com uma solenidade, a partir das 8h, no 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, com apresentação da Banda da PMMG, com o Hino Nacional e o Hino de Uberaba, com a Orquestra Municipal de Uberaba.

O prefeito Paulo Piau, por meio da Chefia de Gabinete, organizou junto aos órgãos competentes da Segurança Pública, Saúde e Educação, o momento cívico de maneira a atender o objetivo de reforçar a cidadania e as reflexões sobre o país. No caso do município, é a apresentação que marca os 200 anos de Uberaba.

Programação completa da solenidade de abertura e da carreata:

HASTEAMENTO DA BANDEIRA

•    HORÁRIO: 8H

•    LOCAL: 4º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR - PRAÇA GOVERNADOR MAGALHÃES PINTO, 530 - FABRÍCIO

•    HINO NACIONAL – BANDA DA POLÍCIA MILITAR

•    HINO DE UBERABA – ORQUESTRA MUNICIPAL DE UBERABA (MAESTRO: ELIEZER)

PONTO DE PARTIDA: 4º BPM (principais avenidas e ruas)

1.  4º BPM – PRAÇA MAGALHÃES PINTO

2.  AV. LUCAS BORGES

3.  AV. MARIA CARMELITA CASTRO CUNHA

4.  RUA DAS MAGNÓLIAS

5.  GABRIELA CASTRO CUNHA (LATERAL DO UBERABÃO)