Aciu lança campanha sobre importância do voto
26/10/2020


“Reclamar não adianta, você precisa votar” é tema da iniciativa


Durante reunião da diretoria plena da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu, realizada na noite desta segunda-feira, dia 26, a instituição lançou uma campanha de incentivo ao voto. O objetivo da iniciativa é conscientizar a população em geral sobre a importância do voto e as consequências de não exercer esse direito, mesmo em meio à pandemia. 


“A Aciu está exercendo um papel de incentivadora da cidadania nestas eleições de 2020. Nós realizamos o “Encontro com Prefeitáveis”, onde recebemos parte dos candidatos ao cargo de chefe do executivo, esta semana recebemos mais alguns candidatos, a fim de poder conhecer suas propostas e dar oportunidade para nossa diretoria e a sociedade de votarem de forma mais consciente”, pontua Anderson Cadima, presidente da Aciu.


O dirigente classista explica ainda que além de conhecer as propostas dos candidatos, a Aciu também está atenta ao seu papel na sociedade e viu a importância de incentivar o ato do voto, pois estudiosos políticos têm alertado para um possível recorde de abstenção nestas eleições de 2020. 


Em uma matéria publicada pela BBC News, nesta segunda quinzena de outubro, o monitoramento do Instituto Internacional pela Democracia e Assistência Eleitoral (Idea, na sigla em inglês), mostra que, de 41 eleições realizadas neste ano em diferentes países, 26 (63% do total) registraram aumento na abstenção na comparação com pleitos anteriores. 


Na França, por exemplo, onde o voto não é obrigatório, apenas quatro em cada dez eleitores compareceram às urnas para votar nas eleições municipais de junho, levando ao recorde de 60% de abstenção. No Brasil, o voto é obrigatório e cientistas políticos não preveem um patamar tão alto de abstenção por aqui, porém, acreditam que deve haver aumento na comparação com a disputa eleitoral de 2016.


Ainda segundo as previsões, isso pode impactar resultados em disputas mais apertadas, por exemplo. A campanha da Aciu será difundida pelas redes sociais da instituição. O mote da ação é “Reclamar não adianta, você precisa votar”. “As eleições irão acontecer e não podemos deixar nosso papel de cidadão de lado, precisamos exercer o direito ao voto. Assim como temos feito no dia a dia, precisaremos tomar todos os cuidados, respeitar os horários preferenciais, mas é preciso votar e de forma consciente”, ressalta Cadima.


Propostas


A candidata a prefeita de Uberaba (Psol), Maria Sandra, também esteve presente durante a reunião desta segunda-feira, dia 26. No encontro a candidata falou um pouco sobre suas propostas, principalmente no que diz respeito ao trabalho. Maria Sandra destacou que caso eleita, tem projetos para a criação da Secretaria do Trabalho, onde serão fomentadas ações para geração de emprego e renda.


Maria também pontuou que acredita ser importante retornar o feitio das merendas escolares para dentro das escolas e não mais de forma terceirizada. Para a candidata, produzir as merendas dentro das próprias escolas beneficiaria também o comércio local e a agricultura familiar, que passariam a vender insumos para as unidades escolares.


O candidato do PV, Marcelo Marques, disse que se candidatou por altruísmo, que está dedicando seu tempo e seus investimentos pessoais a fim de trabalhar pela cidade. Marcelo nunca disputou um cargo eleitoral e destacou a importância de todos apoiarem os atuais governos, estadual e federal, pois os mesmos foram eleitos para os cargos que estão ocupando.


Além dos candidatos a prefeito, a diretoria da casa também ouviu as propostas de três postulantes ao cargo de vereador, que fazem parte da diretoria da instituição, Agnaldo Silva, Frederico Misson e Márcio Elísio Alves. Também durante o encontro, o presidente Anderson Cadima pediu a todos um minuto de silêncio pelo falecimento de um ex-presidente da casa, César Sebastião Martins. 


Marcela Pires

Assessoria de Imprensa - Aciu

27/10/2020



POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.