Confira o que abre e o que fecha no Dia de Finados
27/10/2020

O comércio em geral estará fechado no feriado de 02 de novembro, segunda-feira, Dia de Finados.  Já os shoppings centers estão autorizados a funcionar das 13h às 20h. Já os estabelecimentos do segmento de gêneros alimentícios estão autorizados a funcionar, com jornadas de 6 a 8 horas a serem determinadas pelo empregador. O funcionamento está respaldado em convenção coletiva, que já determinou a abertura do comércio para os feriados que acontecem em 2020 e 2021.

A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu estará fechada na segunda-feira, dia 02, devido ao feriado, mas retorna seu atendimento na terça-feira, dia 03. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias na segunda-feira, 02 de novembro. A instituição reforça que as contas que vencem no dia 02 podem ser pagas no dia útil seguinte sem acréscimo de multas ou juros.

As repartições públicas municipais da administração direta e indireta terão ponto facultativo nesta sexta-feira, dia 30, em decorrência do Dia do Servidor, comemorado no dia 28. E na segunda-feira, dia 02, é feriado nacional. Não haverá alteração no horário de funcionamento dos Mercados Municipal e Distrital, terminal rodoviário, cemitérios São João Batista, Nossa Senhora da Medalha Milagrosa e Memorial Parque Uberaba – Cemitério Parque Ecumênico.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante e o Samu funcionam 24 horas ininterruptamente. As Unidades Básicas, Matriciais e Regionais de Saúde, bem como as farmácias básicas e a Farmácia Solidária não funcionam, voltando ao atendimento na terça-feira (03). A Farmácia Central, na Rua Governador Valadares, não funcionará na sexta-feira (30), atendendo das 7h às 19h para atendimento de farmácia básica no sábado (31) e na segunda-feira (02). Já a Farmácia da UPA São Benedito funciona das 18h às 22h na sexta-feira, e das 10h às 18 horas para atendimentos das demandas da unidade no sábado, domingo e segunda-feira. A Central de Ambulâncias funciona somente para pacientes de hemodiálise, quimio e radioterapia (pré-agendados) no feriado.

Parques, matas, bosques, zoológicos e similares estão com visitação suspensa. Os Museus de Arte Decorativa (MADA) e Arte Sacra estão fechados por decreto, enquanto o Memorial Chico Xavier está fechado para reforma, bem como por decreto. O administrativo das escolas municipais, que abrem as terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, não será afetado.

A Superintendência de Transporte Público informa que na sexta-feira (30), a frota de ônibus circulará normalmente. Já para atender o feriado de Finados, uma programação especial está sendo montada e será divulgada nos próximos dias. Os horários dos ônibus poderão ser consultados no aplicativo Busu e no site da Prefeitura de Uberaba.

A Codau informa que a coleta de lixo permanecerá normal nesta sexta-feira (30), ponto facultativo para a administração municipal em comemoração ao dia do servidor público. Também continuará sem alterações a coleta de lixo doméstico no feriado nacional de Finados, 02 de novembro, na próxima segunda-feira.

A empresa responsável pelo serviço, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, permanecerá com a sua programação habitual. Lembrando que o lixo deve ser colocado para fora da residência apenas nos dias e horários em que a coleta está programada para cada bairro. Em caso de dúvidas, a população pode consultar a programação pelo Fale Codau 115.

A partir desta sexta-feira (30) as unidades administrativas da Codau estarão fechadas, incluindo o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 4295 – Centro, em função do Decreto Municipal 6191/2020. O funcionamento normal será retomado na terça-feira (03), dia 03 de novembro, logo após o feriado de Finados.

Durante o feriado, os serviços emergenciais de água e esgoto permanecem em atividade, em sistema de plantão, assim como o atendimento a essas demandas, via Fale Codau 115, que funciona 24h.

Informações: Sindicomércio, PMU, Aciu, Febraban e Codau