Especialista em varejo dá dicas para empresários aproveitarem bem as vendas na Black Friday
13/11/2020


Com um ano atípico para o comércio, a expectativa para as vendas da Black Friday estão positivas e prometem dar um alívio para o empresariado, depois de muitos meses de dificuldade. O presidente da Aciu, Anderson Cadima, destaca que a data promete ser de boas vendas, mas que o empresariado deve se preparar para aproveitar todas as oportunidades deste momento. A Black Friday deste ano será no dia 27 de novembro. Esta é a segunda data mais lucrativa do ano para os empresários, ficando atrás somente do Natal.


“Nós estamos vivendo um período de maior tranquilidade, desde o início da pandemia, principalmente em Uberaba que tem mantido bons índices frente ao coronavírus, mas os empresários e suas equipes de vendas devem estar bem treinados. Toda data comemorativa ou de históricos de boas vendas gera um volume maior de atendimento, mais dedicação dos comerciantes, maior atenção com a expectativa do cliente e etc, com a Black Friday não é diferente”, ressalta Cadima. 


De acordo com pesquisa da Ebit, plataforma de opinião de consumidores do Brasil, as vendas na internet para o Dia dos Namorados registrou aumento de 91%, seguido pelo Dia das Mães (66%) e pela Páscoa (61%). Apesar dos números serem de vendas online, as vendas presenciais também devem ter um saldo positivo. “A expectativa é que as pessoas gastem no comércio local, pois existe uma demanda reprimida. Muitos ainda preferem a compra presencial e se os empresários estiverem preparados, com bons descontos, estoque adequado e ações para atrair clientes, com certeza os números irão surpreender”, pontua o dirigente classista.


O professor Matheus Bueno, da FGW - Faculdade de Gestão Woli, referência em capacitação no varejo, destaca que a principal dica deste ano é, além de cuidar de todo o processo (estoque, desconto, forma de pagamento e atendimento), ter uma equipe bem treinada para que ela faça o que a internet não faz. Vendas online tem preço mais agressivo e a comodidade da compra virtual, já a compra presencial precisa gerar uma experiência melhor que a da internet”, pontua.


O especialista afirma também que devido à pandemia, uma das tendências deste ano é que as ofertas da Black Friday sejam antecipadas, ou seja, que os lojistas já adiantem as promoções e ações que deixariam apenas para a data, a fim de diluir o volume de clientes e assim evitar aglomerações. A fim de auxiliar os empresários a prepararem suas equipes para a Black Friday, estão abertas as inscrições para o curso online “Como preparar sua equipe para bater meta na Black Friday”, da Faculdade de Gestão Woli - FGW, referência em capacitação no varejo, que acontecerá de 16 a 20 de novembro . Em Uberaba, a Aciu é polo de apoio da FGW. O curso conta com aula dos professores Matheus Bueno e Wagner Oliveira, profissionais experientes do varejo. Informações em fgw.edu.br


Marcela Pires

Assessoria de Imprensa - Aciu


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