Comércio funcionará neste feriado da Consciência Negra
18/11/2020


Nesta sexta-feira, dia 20, devido ao feriado do Dia da Consciência Negra, o funcionamento do comércio de rua será facultativo. Os estabelecimentos de gêneros alimentícios estão autorizados a abrir também e nos shoppings centers o expediente será das 13h às 20h. O feriado municipal da Consciência Negra havia sido suspenso no ano passado, devido a uma liminar decorrente de ação judicial, porém, voltou a valer em Uberaba. O questionamento contra a legalidade do feriado municipal foi julgado improcedente pelo juiz da 5ª Vara Cível de Uberaba, Nilson de Pádua Ribeiro Júnior, após ação ajuizada pelo Sindicomércio.


A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu estará fechada nesta sexta-feira, dia 20, e retorna seu atendimento a associados e o público em geral na próxima segunda-feira, dia 23.  As repartições públicas municipais da administração direta e indireta e demais repartições públicas não funcionarão neste dia 20, conforme portaria publicada no Diário Oficial do Município (Porta-Voz) do dia 11 de novembro. O atendimento volta na segunda-feira (23).


Saúde. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) São Benedito e Mirante e o Samu funcionam 24 horas, ininterruptamente. As Unidades Básicas, Matriciais e Regionais de Saúde, bem como as farmácias básicas e a Farmácia Solidária não funcionam, voltando ao atendimento na segunda-feira (23). A Farmácia Central, na Rua Governador Valadares, funcionará na sexta-feira (20) e no sábado (21), atendendo das 7h às 19h para atendimento de farmácia básica. Já a Farmácia da UPA São Benedito funciona das 10h às 18h para atendimentos das demandas da unidade na sexta, sábado e domingo. A Central de Ambulâncias funciona somente para pacientes de hemodiálise (pré-agendados) no feriado.


Turismo e lazer. Parques, matas, bosques, zoológicos e similares não tem previsão de retomar a visitação durante o feriado. Os Museus de Arte Decorativa (MADA) e Arte Sacra estão fechados por decreto, enquanto o Memorial Chico Xavier está fechado para reforma, bem como por decreto.


Educação. O administrativo das escolas municipais, que abre às terças e quintas-feiras, das 8h às 12h, não serão afetados.


Transporte coletivo. A Superintendência de Transporte Público informa que os horários dos ônibus poderão ser consultados no aplicativo Busu e no site da Prefeitura de Uberaba.


Codau. Segundo a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas, a coleta de lixo será normal durante o feriado municipal do Dia da Consciência Negra, nesta sexta-feira (20). A empresa responsável pelo serviço, a Lara Central de Tratamento de Resíduos, permanecerá com a sua programação habitual. Em caso de dúvidas, a população pode consultar a programação pelo Fale Codau 115.

 

No feriado de 20 de novembro, as unidades administrativas da Codau estarão fechadas, incluindo o Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC, localizado na Av. Leopoldino de Oliveira, 4295 – Centro. O funcionamento será retomado na segunda-feira (23). Durante o feriado, os serviços emergenciais de água e esgoto permanecem em atividade, em sistema de plantão, assim como o atendimento a essas demandas, via Fale Codau 115, que funciona 24h.



Fonte: Sindicomércio, PMU, Aciu e Codau

POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.