Prefeitura regulamenta funcionamento do comércio durante Black Friday
26/11/2020

Prefeitura de Uberaba publicou portaria conjunta no Porta Voz, órgão do Município, nesta quinta-feira à noite, assinada pelos secretários Iraci Neto (Saúde) e José Renato Gomes, regulamentando em caráter excepcional o funcionamento e atendimento do comércio e serviços nesta sexta-feira, dia 27 de novembro, em Uberaba, devido a Black Friday.

O horário de funcionamento/atendimento nos estabelecimentos comerciais está autorizado para ser das 5h às 22h, respeitando as medidas impostas pelo decreto 6305/2020. Conforme a Portaria, é obrigatório o uso de máscara que cubra boca e nariz; controle de acesso de pessoas aos estabelecimentos, por meio de funcionário, com a desinfecção das mãos dos clientes/usuários e dos recipientes disponibilizados quando da entrada no local; demarcação removível no piso das filas internas e nas áreas externas e observância da distância de dois metros entres pessoas.

Ainda conforme a norma de biossegurança, deverá ocorrer a observância de uma pessoa para cada quatro metros quadrados em ambientes abertos e de uma pessoa para cada 10 metros quadrados em ambientes fechados. É proibida a formação de aglomerações de pessoas.

Considera-se aglomeração a reunião de duas ou mais pessoas, sem o uso de máscara e em respeito ao distanciamento de dois metros, ressalvados os casos de pessoas que residam na mesma casa/ambiente. O presidente da Aciu, Anderson Cadima, vê a autorização do horário ampliado como positiva. “Esta é uma data importante para o comércio e devido a uma demanda reprimida, acreditamos que os lojistas farão boas vendas este ano. Mas é preciso a conscientização de todos para que as medidas de prevenção ao coronavírus continuem em prática”, frisa.

Os empreendedores/responsáveis devem afixar na entrada dos seus estabelecimentos, informativo constando o número máximo de pessoas que podem entrar simultaneamente no local. Deve ser mantida à disposição dos consumidores e funcionários, álcool em gel 70% para assepsia das mãos, além de existir dispensadores de álcool 70% em pontos estratégicos de circulação. É recomendada a aferição da temperatura corporal, através de termômetro digital/infravermelho para corpo humano, de todos que adentrarem no local.

Fonte: PMU e Aciu


POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.