Aciu celebra 97 anos de associativismo
15/12/2020

Em um ano tumultuado e de muitas dificuldades para os empresários, primeira entidade classista do Triângulo Mineiro comemora mais um ano de sua história centenária a favor da livre iniciativa

A Aciu (Associação, Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba) celebra, nesta quarta-feira, dia 16 de dezembro, seus 97 anos de fundação.  “Quando falamos que para o empresário não existe sábado, domingo, feriado ou dia santo, muitos dizem ser balela, mas, prova disso é o dia da semana em que a Aciu foi fundada, um domingo, dia 16 de dezembro. Neste dia, há 97 anos atrás, nasceu a Associação Comercial e Industrial de Uberaba, em uma sala cedida pelo Jockey Club, contando com a presença de 52 empresários”, relembra Anderson Cadima, atual presidente da Aciu.

Muitos foram os capítulos da história de Uberaba que a Aciu esteve presente e atuante, muitas foram as lutas em defesa do empresariado. “2020 vem sendo um ano totalmente atípico e nossa diretoria, que havia tomado posse há menos de dois meses no início de março, precisou adiar uma série de projetos devido à pandemia”, pontua Cadima. Porém, mesmo com uma agenda de eventos e ações pausada, o líder classista destaca a importância da Aciu neste ano tão complicado.

Desde o início da pandemia, redobramos a atenção ao empresariado e nosso associado. Integramos o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus e repassamos todas as informações e ações necessárias durante os períodos de fechamento do comércio, depois durante a reabertura responsável das atividades, sempre de forma transparente e atuante. Produzimos diversos materiais explicativos, cartilhas, participamos de entrevistas, programas de TV, sempre com o intuito de manter o empresário o mais informado possível”, diz Cadima.

Além da participação ativa da entidade classista nos assuntos tocantes à Covid, o presidente destaca que neste período de distanciamento social, a diretoria da instituição dedicou boa parte do tempo para organizar e implantar mudanças internas na organização, reestruturar serviços antigos e também criar novos. “Este período foi importante também para voltarmos os olhares pra dentro da nossa casa, repensar algumas estratégias, rever serviços e parcerias. Finalizamos o ano muito satisfeitos com o trabalho que conseguimos realizar, disponibilizando mais parcerias e convênios para nosso associado, como plano de saúde, serviço de logística e frete, telemedicina, entre outros”, frisa.

Sobre o novo governo municipal e a nova legislatura na Câmara de Vereadores, Cadima acredita que muitos serão os desafios dos novos representantes políticos, uma vez que a pandemia ainda não acabou. “Nossa prefeita eleita e os 21 vereadores terão muito trabalho e uma realidade bem complexa, mas acredito que todos estarão empenhados em trabalhar pela nossa cidade, assim como a Aciu, que estará à disposição de todos, de forma apartidária, como sempre fez”.

Hoje, com mais de 2.500 associados, o atual dirigente da instituição diz que deseja que daqui cem anos as pessoas se lembrem “da união, do comprometimento e da determinação de todos que passaram pela casa, com o ideal de construir uma cidade melhor para todos”, conclui.

Marcela Pires

Assessoria de Imprensa - Aciu