Secretário de saúde fala sobre situação do coronavírus na cidade e vacinação
01/02/2021


Durante a primeira reunião do ano da diretoria plena da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba - Aciu, realizada nesta segunda-feira, dia 01, o convidado do encontro, Sétimo Boscolo, secretário municipal de saúde, destacou que o poder público tem buscado conscientizar a população sobre a atual situação do coronavírus na cidade, antes de tomar medidas mais drásticas. “A prefeita Elisa e nós do secretariado temos buscado o equilíbrio entre cuidar da saúde dos cidadãos e manter o desenvolvimento da atividade econômica, mas nós não conseguimos sozinhos controlar  a doença na cidade, precisamos da participação de todos”, disse.


Ainda segundo o secretário, a pasta da saúde recebeu mais doses das vacinas AstraZeneca e CoronaVac nesta segunda-feira, dia 01. Com a chegada dessas novas doses, a previsão do Município é conseguir vacinar mais idosos dos asilos cadastrados junto à Vigilância Sanitária e outras pessoas maiores de 18 anos, também institucionalizadas. Para Sétimo, o último fim de semana teve um acréscimo preocupante dos índices de ocupação de UTI’s  na cidade e isso se deve ao comportamento da população. “A sensação que temos é que as pessoas cansaram da pandemia e se esqueceram dos riscos da contaminação”, pontuou.


O gestor da saúde na cidade também comentou os gráficos referentes à evolução da pandemia na cidade, divulgados nesta segunda-feira pelo Observatório Covid-19 Uberaba, projeto de pesquisa de professores e discentes da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Segundo dados de um dos gráficos disponibilizados, observa-se que Uberaba estaria passando pela segunda onda da Covid-19 que os índices estariam em uma tendência de queda. Uma situação também revelada pelo gráfico diz respeito à evolução da ocupação dos leitos de UTI de Covid-19. Nos últimos dias, a cidade chegou a ultrapassar a linha dos 50% de capacidade de ocupação de leitos, mas neste dia 1º a porcentagem já havia começado a cair. 


O encontro aconteceu de forma virtual e o presidente da Aciu, Anderson Cadima, destacou que a entidade classista está à disposição da prefeitura de Uberaba para colaborar com o que for necessário no combate à disseminação do vírus. “Nós temos feito campanhas em redes sociais, alertando todos para a gravidade da situação, divulgando todas as informações necessárias e torcemos para que em breve possamos ver nossa cidade e nosso país em uma situação mais tranquila com relação ao coronavírus”, destacou.


Marcela Pires

Assessoria de Imprensa - Aciu


POSTADO POR:
Comunicação Aciu
ACIU - Associação Comercial Industrial e de Serviços de Uberaba

Av. Leopoldino de Oliveira, 3433 - Centro
CEP 38010-050 | Uberaba/MG

ACIU 2024 - Todos os direitos reservados.
By UNK.