Uberaba terá agência agro da Caixa Econômica Federal
03/02/2021

Uberaba entrou na lista de cidades que terão agência da Caixa Econômica Federal, especializada em agronegócio. O anúncio foi feito ontem pelo secretário executivo do Ministério da Agricultura, Marcos Montes (PSD), em entrevista à Rádio JM. O plano de expansão anunciado pela direção da instituição financeira previa a criação de 75 novas unidades em todo o País e, a princípio, na região, apenas os municípios de Araxá, Patrocínio e Uberlândia teriam novas agências bancárias voltadas para o agronegócio

Durante a entrevista, Montes destacou que recebeu ligação do presidente da Aciu, Anderson Cadima, questionando a não inclusão de Uberaba na lista de cidades contempladas com essas agências especializadas, mesmo sendo pólo mundial do Zebu e grande protagonista no setor agro. “Eu tomei conhecimento da situação e logo em seguida recebi telefonema do Cadima, que procurou saber as informações concretas a respeito de Uberaba não ter sido contemplada a princípio. Até então, nenhuma liderança tinha me procurado para verificar esta questão”, explicou o secretário executivo.

O ex-prefeito de Uberaba destacou também durante a entrevista que entrou em contato com o presidente da Caixa para esclarecer os critérios de escolha das unidades e fez o pedido para incluir Uberaba entre os municípios contemplados com as agências especializadas no agronegócio, recebendo retorno positivo de que  Uberaba será contemplada com a agência especializada.

Montes também pontuou que as decisões estratégicas da Caixa Econômica Federal não são comunicadas previamente ao Ministério da Agricultura e não há interferência da pasta no planejamento do banco. Após o contato do presidente da Aciu, o secretário executivo do Ministério afirma que foi possível demandar uma análise da instituição financeira sobre o plano de expansão da Caixa Agro.

Fonte: Entrevista Rádio JM - 02/02/2021