Pace da Aciu completa dez anos com quase 80 mil audiências realizadas
04/02/2021

Posto atingiu a marca de R$50 milhões de reais em valores negociados

Em funcionamento desde fevereiro de 2011, o Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual da Aciu - Pace, completa  dez anos de funcionamento neste mês de fevereiro de 2021, de atendimentos a pessoas físicas e jurídicas. O sucesso do Pace da Associação Comercial de Uberaba vai além de seus números expressivos. A iniciativa já foi agraciada com o Prêmio Conde dos Arcos em quatro oportunidades.

Patrícia Baldiotti, coordenadora do Pace da Aciu, explica como funciona o serviço, que é totalmente gratuito. “Com o Posto Avançado é possível resgatar dívidas e encontrar soluções amigáveis para uma série de conflitos. No método da conciliação, as decisões cabem aos envolvidos e o conciliador atua como facilitador desse acordo, antes mesmo do ajuizamento da ação e sem custos processuais. Nós atendemos empresários e também cidadãos comuns”.

A coordenadora destaca ainda que a pandemia trouxe um novo formato para o serviço, que tem funcionado de forma virtual. “Com as mudanças advindas do coronavírus, o TJMG editou uma portaria conjunta em maio do ano passado, autorizando o CEJUSC - Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania a realizar audiências conciliatórias virtuais. E tem dado certo, mesmo com um número menor de audiências realizadas, fechamos 2020 com mais de R$400 mil negociados”.

O presidente da Aciu, Anderson Cadma, pontua que o serviço auxilia não apenas os empresários, mas qualquer pessoa que queira negociar débitos, contratos e outros conflitos financeiros e patrimoniais. “O Pace é para ser usado por toda a população de Uberaba. É nossa contribuição para ajudar na diminuição de processos que desaguam na justiça e também dar a oportunidade para quem quer se ver livre de uma dívida e do credor de poder receber”.

O Pace é realizado conjuntamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Confederação das Associações Comerciais do Brasil (CACB), Federaminas, Sebrae Nacional e Sebrae/MG, Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG) e Aciu.

Marcela Pires

Assessoria de Imprensa - Aciu